VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - RELATO PESSOAL - CAMINHONEIRO

RELATO - EF ANOS FINAIS

RELATO PESSOAL

CAMINHONEIRO

ID: ESL


Só para lembrar...

Relato é um dos gêneros discursivos mais utilizados no dia a dia das pessoas. Toda vez que contamos ou escrevemos sobre algo que aconteceu no colégio, na festa de aniversário, no acampamento etc., estamos relatando episódios. Pode-se dizer que o Relato seja o registro de um fato marcante na vida do relator (de quem relata). No Relato Pessoal, como o próprio nome adianta, constam experiências, incidentes, surpresas e demais situações vividas pelo relator/autor. O texto é escrito, predominantemente, no tempo passado; o quanto possível, os fatos/as situações relatadas devem obedecer a uma ordem cronológica.

O Relato Pessoal é escrito na 1ª pessoal do singular (quando a voz presente no texto é a do próprio relator/autor), exceto quando há mais de uma pessoa envolvida no evento a ser relatado – nesse caso, o Relato é conduzido na 1ª pessoa do plural. É preciso equilibrar segmentos narrativos e descritivos, a fim de que, além do bom relato, personagens, espaço e cenas sejam bem “desenhados”.

Passo a passo: Para a produção de um Relato Pessoal, é preciso, o quanto possível, contemplar:

ü quem?: apresentação do relator e das personagens (quando as personagens forem significativas ao Relato);

ü o quê?: fato a ser relatado;

ü quando?: demarcação do fato no tempo – no verão passado, por exemplo;

ü onde?: lugar em que aconteceram os fatos a serem relatados;

ü como?: desenrolar/dinâmica dos fatos;

ü por quê?: fato causador;

ü e então: impressões; saldo positivo ou negativo do fato relatado.


Leia com atenção o texto a seguir:


Greve de caminhoneiros chega ao 5º dia e causa reflexos pelo país

Falta de combustível causa filas nos postos; ônibus estão com frota reduzida; comércio sofre com a falta de alimentos; voos são cancelados; hospitais suspendem exames e cirurgias; há racionamento de energia em RO.

Pelo 5º dia seguido, caminhoneiros fazem manifestações nos 26 estados e no Distrito Federal, dando continuidade à mobilização contra a disparada do preço do diesel, que faz parte da política de preços da Petrobras em vigor desde julho de 2017. Em alguns pontos do país, o protestou de caminhoneiros recebeu apoio de outras categorias como motoristas de vans escolares, taxistas, mototaxistas, além de caçambeiros, caso do Mato Grosso do Sul.

Disponível em: https://noticiasdesantaluz.com.br/caminhoneiros-fazem-protestos-em-todos-os-estados-e-no-df/. Adaptado para fins didáticos. Acesso em 23.nov.2024.


COMANDO: A partir da leitura do texto, redija um RELATO PESSOAL, imaginando-se um caminhoneiro que, em meio ao tumulto das manifestações (com a rodovia interditada nos dois sentidos), recebeu dois telefonemas seguidos: o primeiro, deu a você (caminhoneiro) a notícia de que seu amigo morreu; o segundo, a notícia de que você ganhou na loteria. E então? Qual foi sua reação? O que você fez?

Escreva entre 25 e 30 linhas.


ATENÇÃO! Para as atividades escolares, o relato pessoal pode ser inventado, ou seja, pode ser ficcional e, desse modo, o relator pode imaginar-se outra pessoa. O texto ganha acenos literários – mais importante do que o que se relata é o modo como se relata.

SUPER DICA: Antes de entregar seu texto corretor, revise-o. Releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as ideias, frases e parágrafos estão bem ligados entre si, se os fatos têm uma sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições, se a ortografia, os plurais, a pontuação e acentuação gráfica estão corretos.