EFAF - RELATO DE EXPERIMENTO CIENTÍFICO - TEMA LIVRE
RELATO - EF ANOS FINAIS
RELATO DE EXPERIMENTO CIENTÍFICO
ID: G2K
Você já sabe, mas não custa lembrar...
O RELATO é um dos gêneros discursivos mais utilizados no dia a dia das pessoas. Toda vez que contamos ou escrevemos sobre algo que aconteceu no colégio, na festa de aniversário, no acampamento etc., estamos relatando episódios. Pode-se dizer que o Relato é o registro de um fato marcante na vida do relator (de quem relata).
O RELATO DE EXPERIMENTO CIENTÍFICO tem caráter documental e, como o próprio nome adianta, apresenta, o mais detalhadamente possível, as etapas de um experimento – tais informações têm o objetivo de fornecer resultados parciais ou totais de trabalhos, projetos, investigações, pesquisas ou quaisquer outras atividades científicas.
O relato é escrito, predominantemente, no tempo passado.
Como fazer?
Durante as etapas do experimento, é preciso anotar, o quanto possível, os principais pontos do trabalho empreendido: objeto, discriminação de materiais e procedimentos (corretos e incorretos), despesa, cientistas/pessoas envolvidas, local e duração de reuniões, de ensaios, estratégias para a realização das tarefas, entrevistas (se for o caso) de pessoas consultadas para a realização do trabalho, bibliografia consultada (se for o caso), nome de orientadores, além de detalhes específicos do experimento.
Feitas as anotações, a escrita do relato deverá seguir certa cronologia, e contemplar respostas para: O QUE foi feito/experimentado; QUEM fez, POR QUE fez, COMO fez, QUANDO fez, ONDE fez e RESULTADO do que foi feito.
No final, é comum o redator do relato deixar suas impressões/recomendações acerca de todo o ocorrido.
O relato contém título, que, geralmente, adianta o conteúdo a ser relatado (Ex.: RELATO DE EXPERIMENTO CIENTÍFICO SOBRE RECICLAGEM DE LIXO E COMBUSTÍVEL).
O RELATO DE EXPERIMENTO CIENTÍFICO é, geralmente, um trabalho interdisciplinar: a escrita do relato, que compete às aulas de Redação, contempla situações, experiências e demais atividades desenvolvidas em outras disciplinas – Ciências Biológicas, por exemplo.
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você e seus colegas de sala tenham desenvolvido, recentemente, durante as aulas de Ciências, um experimento científico. Imagine ainda que, satisfeito com o resultado do trabalho, o diretor do colégio tenha pedido a você a elaboração de um RELATO DE EXPERIMENTO CIENTÍFICO, a fim de que a atividade fique registrada.