ARTIGO DE OPINIÃO
TRAGÉDIA EM BRUMADINHO/MG
ID: ESE
COMANDO: Imagine que você seja o articulista de um jornal de grande circulação nacional. Confrontando (comparando) as recentes reportagens acerca da tragédia em Brumadinho/MG (Fev/2019), e o poema Lira itabirana, de Carlos Drummond de Andrade (1984), escreva um ARTIGO DE OPINIÃO, em cujo texto você constate e discuta a relação entre ambos os textos.
TEXTO I
ROMPIMENTO DE BARRAGEM EM BRUMADINHO
O rompimento da barragem de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, provocou um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil. A barragem de rejeitos classificada como de "baixo risco" e "alto potencial de danos", era controlada pela Vale S.A., e estava localizada no ribeirão Ferro-Carvão, na região de Córrego do Feijão, no município brasileiro de Brumadinho, a 65 km da capital mineira, Belo Horizonte.
O rompimento provocou em um desastre de grandes proporções, considerado como um desastre industrial, humanitário e ambiental, com mais de 150 mortos e 200 desaparecidos, gerando uma calamidade pública. O desastre pode ainda ser considerado o segundo maior desastre industrial do século e o maior acidente de trabalho do Brasil.
Acesso em 17-2-2019, com adaptações.

TEXTO II
LIRA ITABIRANA
I
O Rio? É doce.
A Vale? Amarga.
Ai, antes fosse
Mais leve a carga.
II
Entre estatais
E multinacionais,
Quantos ais!
III
A dívida interna.
A dívida externa
A dívida eterna.
IV
Quantas toneladas exportamos
De ferro?
Quantas lágrimas disfarçamos
Sem berro?
(Carlos Drummond de Andrade, poeta mineiro.)
Escreva, aproximadamente, 25 linhas. Atribua um título e assine o ARTIGO DE OPINIÃO.
***
Só para lembrar...
O ARTIGO DE OPINIÃO, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu ponto de vista a respeito de algum tema polêmico. É um gênero textual que se apropria, predominantemente, do tipo dissertativo. Dá-se o nome de articulista àquele que escreve o Artigo, que é, obviamente, persuasivo: inserido nos grandes periódicos, é um serviço prestado ao leitor, com o objetivo de convencê-lo acerca não só da importância do tema ali enfrentado, como também da relevância do posicionamento do articulista. São comuns o apelo emotivo, as acusações, o humor, a ironia – tudo baseado em informações factuais.
O artigo, geralmente, é escrito na 1.ª pessoa, leva título e assinatura.
A estrutura do artigo de opinião, ainda que maleável, procura seguir:
. Introdução, com a apresentação do tema e da tese a ser defendida;
. Desenvolvimento, com as argumentações para a defesa da tese e
. Conclusão, com a reafirmação da tese e a provocação do leitor, encaminhando-o para as próprias reflexões.
ALERTA! Cuidado com as armadilhas da primeira pessoa: Ainda que você desenvolva um texto de opinião, não escreva: “eu acho que”; “na minha opinião”; “no meu modo de pensar” etc., porque essas expressões são consideradas armadilhas da primeira pessoa.