VOLTAR PARA OS TEMAS

EF ANOS FINAIS - DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - GERAÇÃO NEM-NEM

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - EF ANOS FINAIS

GERAÇÃO NEM-NEM

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

ID: ERJ


TEXTO I




TEXTO II

A “geração nem-nem”

Um em cada cinco brasileiros entre 18 e 25 anos não trabalha nem estuda. É a chamada "geração nem-nem", dimensionada em estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Esses jovens são vítimas de um "desalento estrutural", como analisou Fernando de Holanda Filho, professor da Fundação Getúlio Vargas (...). Ou seja: são pessoas que desistiram de procurar trabalho, porque não têm quase nenhuma qualificação, e tampouco querem voltar a estudar, porque não se sentem atraídas pela escola.

https://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,a-geracao-nem-nem-imp-,935944 


TEXTO III

Os jovens brasileiros considerados “nem-nens” ou “desengajados” têm diversas razões para estarem assim. A primeira delas é o que as autoras chamam de barreiras à motivação interna, ou seja, falta de aspiração ou predisposição para voltar aos estudos ou ao trabalho. Nesse perfil, encontram-se principalmente as mulheres casadas e com filhos pequenos, vivendo sob normas sociais que reforçam seu papel de cuidadoras e restringem suas oportunidades econômicas. (...) No segundo grupo, estão aqueles que expressaram motivação para voltar a trabalhar ou estudar, mas não tomaram uma providência porque lhes faltam as ferramentas necessárias para realizar essa aspiração. (...) Por último, o estudo conta a história de jovens que, embora tenham se esforçado para estudar ou trabalhar, desistiram por causa de barreiras externas. Entre elas, os desafios de conciliar emprego e sala de aula, poucos recursos financeiros ou qualificação, falta de transporte público seguro para se locomover entre uma atividade e outra, e a crise econômica do país. As que já são mães relataram, ainda, a discriminação que sofreram por parte de potenciais empregadores.

https://www.ecodebate.com.br/2018/03/26/geracao-nem-nem-jovens-que-nao-estudam-nem-trabalham-escolha-ou-falta-de-opcoes/


TEXTO IV

Os jovens da geração nem-nem demonstram falta de garra, de ambição, da noção de que se Deve lutar pelo futuro, e não deixar essa responsabilidade na mão dos pais (...).

https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/a-geracao-nem-nem-arpjjoc29d161corug6mtdtwn/


COMANDO: Escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Os problemas que envolvem a “Geração nem-nem” no Brasil.


***

SÓ PARA LEMBRAR...

Os textos dissertativos apresentam e discutem um tema. Para escrever a dissertação, entre outros aspectos aprendidos em sala de aula, é necessário:

1) apresentar o tema;

2) apresentar a tese (sua opinião/posicionamento sobre o tema);

3) discutir o tema, amparando-se em evidências, fatos, comparações, justificativas, exemplos, comentários de voz de autoridade etc.;

4) finalizar o raciocínio, ou seja, desfechar o texto, retomando e reforçando seu ponto de vista.


IMPORTANTE!

Se você já tinha o hábito de ler jornais e assistir a documentários, a partir de agora, isso vai ajudar você a fundamentar sua discussão. Afinal, só é possível discutir, ou seja, defender um ponto de vista, quando se tem conhecimento sobre o assunto. Se não for assim, bem provavelmente, a dissertação pode ficar bem próxima do senso comum, quer dizer, bem próxima daquilo que todo mundo diz.

Os textos acima ajudam você a pensar um pouco mais sobre o tema – e quanto mais você ler sobre ele, mais repertório, quer dizer, mais conteúdo você terá para desenvolver sua dissertação. E então? Que tal você ler mais alguma matéria (pode ser na net) sobre a “Geração nem-nem”, antes de começar a escrever?!