A moda sustentável é uma filosofia que surge em defesa do impacto ambiental, social e econômico da indústria têxtil, com o propósito de não só diminuir o volume de resíduos poluentes, como também de incentivar comportamentos éticos no setor. Essa estratégia visa à fabricação de vestuário duradouro e atemporal, contrariando a tendência de adquirir peças descartáveis em excesso. A moda sustentável abrange: materiais reciclados ou orgânicos, além de processos de fabricação que consumam menos energia. eficientes: processos de fabricação que consomem menos energia e água.
Gislaine Buosi, advogada e educadora.
Texto II
O destino de milhares de toneladas são aterros sanitários. No litoral de Gana, na África, ou no Deserto do Atacama, no Chile, as roupas empilhadas se tornaram parte do relevo da região. As consequências para o meio ambiente são devastadoras: mesmo as malhas feitas de algodão levam 20 anos para se decompor, enquanto as de materiais sintéticos podem resistir por até 400 anos. Por semana, chegam 15 milhões de restos de tecido e peças de roupa quem chegam em Acra, capital de Gana, vindas da Europa, Ásia e Oriente Médio.
Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/02/13/lixo-textil-sem-reciclagem-ou-reaproveitamento-restos-de-roupas-ameacam-o-meio-ambiente.ghtml. Acesso em 24 abr.2024. Adaptado.
Texto IV
Os altos índices de descartes de resíduos que poluem a natureza. Tentando resolver esse problema, a arquiteta Clarisse Merlet criou a FabBRICK, empresa que produz tijolos a partir de roupas que seriam jogadas fora. Os tijolos são à prova d'água, resistentes ao fogo e podem ser usados na construção de objetos de decoração e na criação de paredes com o foco em isolamento térmico e sonoro, já que o tecido é um ótimo material isolante. Cada unidade utiliza o equivalente a três camisetas para ser feita.
Disponível em: https://glamour.globo.com/moda/noticia/2021/05/conheca-os-tijolos-sustentaveis-feitos-partir-de-roupas-antigas.ghtml. Acesso em 15 ago.2024. Adaptado.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir dos textos motivadores, produza um texto dissertativo-argumentativo, com no mínimo 15 e no máximo 30 linhas, sobre o tema: “A indústria da moda frente à sustentabilidade ambiental”.