VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

ENEM

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

MODELO ENEM

ID: G8Z



Texto I

Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/06/07/1-em-cada-4-mulheres-foi-vitima-de-algum-tipo-de-violencia-na-pandemia-no-brasil-diz-datafolha.ghtml



Texto II



Disponível em: https://www.rmtcgoiania.com.br/blog/wp-content/uploads/2018/10/Dia-Nacional-de-Luta-Contra-a-Viol%C3%AAncia-%C3%A0-Mulher.jpg. Adaptado. Acesso em 8.ago.2024.


Texto III

Número de denúncias: em 2021, 82.872; em 2022, 87.794; em 2023, foram 114.848 denúncias.

No primeiro semestre de 2024, também já pode ser verificado um crescimento nos números em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Ministério das Mulheres. Os números ainda serão consolidados.

Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/08/07/lei-maria-da-penha-completa-18-anos-mas-violencia-contra-a-mulher-segue-crescendo-no-pais.ghtml. Acesso em 8.ago.2024.


Texto IV

O que é Violência doméstica?

Violência doméstica é todo tipo de violência que é praticada entre os membros que moram num mesmo ambiente familiar. Pode acontecer entre pessoas com laços sanguíneos ou afetivos (como pais e filhos), ou unidas de forma civil ou estável (como marido e esposa, companheiros, genro e sogra etc.). A violência doméstica pode ser subdividida em violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Os casos mais sensíveis são a violência doméstica infantil, uma vez que elas são mais vulneráveis, ou seja, quando agredidas, não têm meios de defesa – mesmo quando a violência doméstica não é dirigida diretamente à criança, esta pode ficar com traumas psicológicos. Muitos casos de violência doméstica ocorrem devido não só ao consumo excessivo de álcool e drogas, como também por motivos passionais (ciúme).

Embora a maioria dos casos verificados seja de violência doméstica contra a mulher, há também casos de violência doméstica contra o homem. Como em muitos problemas na nossa sociedade, a prevenção é a melhor solução – é importante que haja uma atuação imediata por parte de várias entidades quando aparecem os primeiros sinais de violência doméstica.

Disponível em: https://www.asbrad.org.br/violencia-domestica-contra-a-mulher/significado-de-violencia-domestica/, adaptado.


Texto V


Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/08/07/lei-maria-da-penha-completa-18-anos-mas-violencia-contra-a-mulher-segue-crescendo-no-pais.ghtml. Acesso em 8.ago.2024.



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Caminhos para acabar com a violência doméstica no Brasil”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.