A violência está presente no cotidiano das mulheres brasileiras. Desde o assédio moral e sexual até o feminicídio, diferentes dimensões da violência marcam a experiência da vida de mulheres de todas as idades no País. O problema é tão grave, que recentes conquistas legais, como a Lei do Feminicídio, de 2015, reconhecem a especificidade desta violência. Produzir informação, pesquisas e análises que a respeito das características da violência de gênero devem ser iniciativas prioritárias para reduzir esses índices. O acolhimento da vítima, o acesso à justiça, a punição do agressor, estratégias de prevenção que trabalhem a origem de todas essas diferentes manifestações de violência são alguns dos aspectos destacados nas publicações aqui presentes.
Disponível em: https://forumseguranca.org.br/publicacoes/violencia-contra-meninas-e-mulheres/. Adaptado. Acesso em 28.ago.2022.
TEXTO IV
Dados indicam que sobreviventes de violência sexual podem sofrer consequências comportamentais, sociais e de saúde mental. As meninas e mulheres são as mais afetadas por lesões e doenças resultantes da violência sexual. Entre os exemplos de consequências da violência sexual para a saúde das mulheres, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca: gravidez não planejada; aborto inseguro; doenças sexualmente transmissíveis; depressão; comportamento suicida; transtorno de pânico etc.
Muitas vezes, a violência sexual resulta em morte, cometida pelo agressor ou pelos problemas de saúde causados pela própria agressão, como suicídio e abortos inseguros.
COMANDO: Escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Caminhos para acabar com a violência contra mulheres.
SÓ PARA LEMBRAR...
Os textos dissertativos apresentam e discutem um tema. Para escrever a dissertação, entre outros aspectos aprendidos em sala de aula, é necessário:
1) apresentar o tema;
2) apresentar a tese (sua opinião/posicionamento sobre o tema;
3) discutir o tema, amparando-se em evidências, fatos, comparações, justificativas, exemplos, comentários de voz de autoridade etc.;
4) finalizar o raciocínio, ou seja, desfechar o texto, retomando e reforçando seu ponto de vista.
IMPORTANTE!
Se você já tinha o hábito de ler jornais e assistir a documentários, a partir de agora, isso vai ajudar você a fundamentar sua discussão. Afinal, só é possível discutir, ou seja, defender um ponto de vista, quando se tem conhecimento sobre o assunto. Se não for assim, bem provavelmente, a dissertação pode ficar bem próxima do senso comum, quer dizer, bem próxima daquilo que todo mundo diz.
Os textos acima ajudam você a pensar um pouco mais sobre o tema – e quanto mais você ler sobre ele, mais repertório, quer dizer, mais conteúdo você terá para desenvolver sua dissertação. E então? Que tal você ler mais alguma matéria (pode ser na net) sobre “Violência contra mulheres”, antes de começar a escrever?!