VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - RESENHA CRÍTICA - ALGUMA POESIA - DRUMMOND

RESENHA - EM

ALGUMA POESIA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

RESENHA CRÍTICA

ID: HQJ






Carlos Drummond de Andrade (1902–1987) foi um dos maiores poetas brasileiros do século 20. "No meio do caminho tinha uma pedra / tinha uma pedra no meio do caminho" é um trecho de um de seus poemas mais conhecidos. Drummond foi também cronista e contista, mas foi na poesia que mais se destacou. Foi o poeta que melhor representou o espírito da Segunda Geração Modernista, com uma poesia de questionamento em torno da existência humana.


Em 1930, Drummond publicou seu primeiro livro intitulado Alguma Poesia, no qual retrata a vida cotidiana, as paisagens, as lembranças, com certo pessimismo, deixando transparecer sua ironia e humor.


FRAZÃO, Dilva. Disponível em: https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/

Adaptado para fins didáticos. Acesso em 5.jun.2023.



Publicado em 1930, a coletânea Alguma Poesia é composta por 49 poesias, reunindo produções de Carlos Drummond de Andrade de 1925 a 1930, e está dedicada ao poeta e amigo Mário de Andrade, que publica, no mesmo período, Remate de Males, obra que viria a dar uma nova conformação à poética daquele que foi considerado o “Papa do Modernismo”.


Disponível em: https://www.mundovestibular.com.br/blog/alguma-poesia-carlos-drummond-de-andrade-resumo/

Adaptado para fins didáticos Acesso em 5.jun.2023.





COMANDO: Escreva uma RESENHA CRÍTICA a respeito da coletânea Alguma Poesia, do poeta modernista brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Para tanto, procure conhecer um pouco mais não apenas sobre a biografia e a bibliografia do autor, como também no contexto/cenário nacional e internacional que interferiu na produção desse caderno de poesias.




Você já sabe, mas não custa lembrar...

RESENHA CRÍTICA é uma abordagem analítica acerca de um objeto cultural: um poema, um livro, uma apresentação de balé, uma exposição de arte, uma partida de futebol etc.



Criticar é "falar mal"?
Abordar criticamente é opinar, é apresentar problemas e qualidades, pontos negativos e positivos que o resenhista julgar importante destacar. Portanto, a RESENHA não deve apenas apontar falhas (quando houver), mas deve também tecer elogios, pontos fortes da obra analisada. É muito comum jornais de grande circulação veicularem lançamento de livros, e, para tanto, o trabalho do resenhista é indispensável – a RESENHA tem a finalidade de apresentar determinada obra.



Como fazer?
A boa RESENHA, além de fornecer uma síntese do assunto, apresenta o maior número de informações sobre o trabalho – fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de algumas relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente – esse é o objetivo da resenha: orientar o público consumidor daquele objeto cultural.


Imaginemos, por exemplo, a resenha de um livro - ela deve contemplar:

1) Breve apresentação do autor - nome, data e local do nascimento, da morte, formação acadêmica etc.;
2) Apresentação da obra - título, gênero, ano da publicação etc.;
3) Avaliação crítica da obra – a composição do enredo, a contextualização, a originalidade e o caráter atual (ou não) do trabalho etc.;
4) Outras impressões do resenhista;
5) Aconselhamento do resenhista acerca daquela leitura – é recomendada?; a que tipo de público-leitor?; por quê?

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.