EM - PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - MODELO ENEM - TRAGÉDIAS AMBIENTAIS
PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - DISSERTAÇÃO - EM
TRAGÉDIAS AMBIENTAIS BRASILEIRAS
PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - MODELO ENEM
ID: GG3
Texto I
A sucessão de tragédias que marcou o começo de 2019, no Brasil, leva a comparações entre desastres que, embora diferentes, têm aspectos em comum – acusações de negligência contra quem administrava os espaços, demora ou inexistência de responsabilização de culpados, respostas insuficientes por parte do poder público e, na maioria dos casos, mortes que poderiam ter sido evitadas. É o que ocorre em casos como o rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019, e a tragédia em Mariana, em 2015, [e os casos de incêndio na Amazônia]. Nesses grandes desastres recentes também se repete o fato de as empresas e instituições envolvidas classificarem a situação como meros acidentes, episódios que não poderiam ter sido previstos, tampouco evitados, embora sejam contrariem, inclusive, as investigações da Polícia Federal, do Ministério Público e de outras instituições, as quais apontam que, na maioria dos casos, houve sinais que foram ignorados e medidas de segurança que não foram tomadas, e que poderiam ter reduzido danos e os números de vítimas ou até mesmo evitado as tragédias. O que chama a atenção no Brasil, afirmam os especialistas, é que muitas vezes as tragédias não geram mudanças significativas, e as lições que poderiam ser aprendidas no combate a novos desastres são ignoradas.
Relatório da ONG Human Rights Watch (HRW) divulgado em setembro/2019 denuncia a ações criminosas que impulsionam o desmatamento e as queimadas na Amazônia, com a participação de invasores de terra e fazendeiros que contam com a proteção de milícias armadas. O documento estabelece ligações entre o desmatamento ilegal e os incêndios florestais com atos de violência e intimidação contra os chamados defensores da floresta, que incluem ativistas, agricultores, comunidades indígenas e até policiais e agentes públicos. (...) Quando árvores são retiradas de pequenas faixas de mata, é possível que o desmatamento não seja detectado por satélites. Os grupos criminosos financiam o uso de maquinários, como tratores caminhões e motosserras, e pagam pela mão de obra. Segundo o relatório, as ações ocorrem como consequência da grilagem – a falsificação de documentos para apropriação ilegal de terra.
Enquanto a Polícia Federal investiga a origem e a autoria do derramamento de óleo no litoral nordestino, especialistas acreditam que pode ser equivocada a teoria da Marinha do Brasil sobre o navio petroleiro grego Bouboulina ser o principal suspeito. O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) desenvolveu metodologias e técnicas para analisar imagens de satélites que ajudem a esclarecer o vazamento de óleo. A Polícia Federal disse ter identificado, em uma imagem de satélite do dia 29 de julho, relacionada a uma mancha de óleo a 733,2 km da Costa brasileira, a leste da Paraíba. Contudo, na região, os dados de satélites costumam apresentar ruídos e interferências que podem prejudicar a interpretação.
O ano de 2020 será marcado na história mundial pela pandemia de Covid-19 - inclusive no Brasil. Porém, aqui será também lembrado pelos graves retrocessos na proteção ambiental que foram promovidos por meio da omissão, corte de recursos e afrouxamento da legislação, sobretudo pelo governo federal. Incêndios catastróficos ocorreram no Pantanal, afetando cerca de 30% da área do bioma, a biodiversidade e as comunidades locais. As imagens chocantes de animais mortos pelo fogo ou sedentos e famintos pela escassez de água e alimento ficarão por muito tempo na memória, não apenas dos brasileiros, como também do planeta. Houve, ainda, atraso na definição das brigadas de incêndios, bem como interrupções episódicas das atividades de combate, enquanto as chamas avançavam sem controle.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija o parágrafo introdutório (projeto dissertativo), nos moldes exigidos pelo Enem, sobre o tema: TRAGÉDIAS AMBIENTAIS: CAMINHOS PARA CONTER O CICLO HISTÓRICO DE IMPUNIDADE NO BRASIL.