VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - EDITORIAL - TROTE UNIVERSITÁRIO

EDITORIAL - EM

TROTE UNIVERSITÁRIO

EDITORIAL - ID: JWW


Texto I

O que é o trote estudantil?

O trote estudantil é considerado por muitos alunos uma espécie de rito de passagem obrigatório para comemorar a aprovação no vestibular. No estado de São Paulo, há uma lei que proíbe a prática do trote violento nas universidades. De acordo com a legislação, o trote não é permitido quando promovido "sob coação, agressão física, moral ou qualquer outra forma de constrangimento que possa acarretar risco à saúde ou à integridade física dos alunos". A lei ainda obriga a direção das faculdades públicas a adotar medidas preventivas para impedir a prática do trote e a responder por omissão ou condescendência nos casos de abuso. O texto também prevê a aplicação de penalidades aos universitários, incluindo a expulsão da escola.

Disponível em: http://noticias.r7.com/educacao/noticias/tudo-o-que-voce-queria-saber-sobre-o-trote-mas-tinha-medo-de-perguntar-20100208.html. Acesso em 31 mar.2022. Adaptado.


Texto II

O trote vem da palavra trotar, movimento exercido pelo cavalo, o que traz o conceito de “domesticar”. Provavelmente daí venha a designação “bicho”. Segundo, Antonio Zuin, Professor da UFSCAR, o que acontece é uma relação negativa: o calouro precisa ser “domesticado” pelo veterano, por meio de práticas muitas vezes sádicas e dolorosas. E a partir daí a história se repete como um ciclo vicioso. O veterano aplica o trote no calouro, como meio de se vingar do que sofreu quando entrou na Faculdade, e já desperta nesse calouro o mesmo desejo de vingança para o próximo ciclo.

Disponível em: https://abmes.org.br/blog/detalhe/9764/o-trote-responsavel. Acesso em 31 jul.2025.


COMANDO: Imagine que você tenha sido convidado para escrever o EDITORIAL para uma revista acadêmica, que contemple o tema: “Trote universitário, integração social e abuso de poder”.


SÓ PARA LEMBRAR...

O EDITORIAL é um texto de caráter expositivo-argumentativo, veiculado em jornais e revistas. O editorialista (quem escreve o editorial) focaliza um tema atual e polêmico, de viés político, econômico, social, educacional etc., a partir do qual firma suas argumentações. O Editorial surge nas primeiras páginas do jornal ou da revista, explorando, geralmente, a matéria da capa.


Como fazer um EDITORIAL?

ü O texto é breve – entre 25 e 30 linhas.

ü A linguagem depende do público-alvo – é preciso considerar, entre outros aspectos, o caráter da revista/jornal (científico, religioso, jurídico, político etc.) e, consequentemente, a faixa etária dos leitores.

ü A estrutura segue a dos demais gêneros de caráter dissertativo: tema, reflexão/discussão e conclusão.

ü É escrito, preferencialmente, na 3ª pessoa do singular.

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta