VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - EDITORIAL - MODELO UFU - TECNOLOGIA E CONTROLE PARENTAL

UFU - EDITORIAL

TECNOLOGIA E CONTROLE PARENTAL

EDITORIAL – MODELO UFU

ID: H4E


ORIENTAÇÃO GERAL

Leia com atenção todas as instruções:

(...)

. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar. Escreva o título no lugar apropriado na folha de prova.

. Se a estrutura do gênero exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ ou JOSEFA. Em hipótese nenhuma escreva seu nome, pseudônimo, apelido etc. na folha de prova.

. Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os. Não copie trechos dos textos motivadores.


ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas do tema, sua redação será penalizada.



Leia os textos abaixo:

O universo online é um mundo em que se reproduz conteúdo sem filtro. Nas famílias, desperta a atenção sobre o cuidado que é preciso ter com o acesso de crianças e adolescentes aos conteúdos disponíveis nas redes. Somado a isso, temos uma geração de crianças que praticamente já nascem conectadas e, consequentemente, aproveitam de todos seus benefícios da net, apesar de ficaram expostas a muitos riscos. Isso é ainda mais evidente durante as férias escolares, período em que crianças e adolescentes estão com mais tempo livre e acessam seus dispositivos com mais frequência. Para aumentar a proteção e minimizar as ameaças, o controle parental ou controle dos pais é um bom aliado.

Mas o que isso significa? Quer dizer que é possível utilizar a tecnologia em favor dos pais, para ajudar a preservar as crianças dos riscos da internet. O controle parental é um conjunto de recursos de segurança disponível em diversos sistemas operacionais, sites e equipamentos, como roteadores e consoles de jogos; os dispositivos podem ser instalados por meio de aplicativos pagos ou gratuitos. Estas ferramentas de segurança são adequadas para bloquear ou limitar acesso a determinados conteúdos, a critério dos pais, além de monitorar a localização dos filhos.

Disponível em: https://blog.intelbras.com.br/controle-parental-como-a-tecnologia-melhora-a-protecao-online/. Adaptado. Acesso em 30.ago.2022.



O Google acaba de lançar, para "quase todos os países do mundo", inclusive o Brasil, o Family Link - que, no ano passado, já havia sido disponibilizado nos Estados Unidos. O aplicativo, para sistemas Android e iOS, permite ter um controle quase total do que as crianças fazem no celular (...). Os pais podem, remotamente e em tempo real, bloquear e desbloquear as páginas que as crianças podem ver. Isto foi alvo de críticas por aqueles que consideraram uma forma de vigilância excessiva.

Outros apontaram o limite de 13 anos de idade para este tipo de controle. "Aos 13 anos, a criança 'formada', como o google a chama, se liberta das restrições. Obtém as chaves do reino da internet e tudo de bom e ruim que vem com ela", escreveu o correspondente de tecnologia do jornal americano The New York times, Brian X Chen.


Celulares e crianças: recomendações

Independentemente da sua escolha sobre aderir ou não às ferramentas de controle parental, veja abaixo outros conselhos que vão ao encontro deste objetivo:

. Navegar juntos: Compartilhe momentos online com seu filho e converse com ele sobre o uso da tecnologia.

. Filtros de conteúdo: Tenha em conta que eles são úteis, mas não bloqueiam todo o conteúdo perigoso.

. Tempo equilibrado: Controle o tempo que se passa na internet e evite a dependência nas telas.

. Cuidado com a privacidade: Mantenha uma relação de confiança com seus filhos.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-45596119. Acesso em 30.ago.2022. 



Redija um EDITORIAL posicionando-se sobre o tema TECNOLOGIA E CONTROLE PARENTAL – LIMITES ENTRE O CUIDADO E A INVASÃO DA PRIVACIDADE

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.