EM - EDITORIAL - MODELO UFU - EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE
UFU - EDITORIAL
EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE
MODELO UFU – EDITORIAL
ID: H4D
ORIENTAÇÃO GERAL
Leia com atenção todas as instruções:
(...)
. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar. Escreva o título no lugar apropriado na folha de prova.
. Se a estrutura do gênero exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ ou JOSEFA. Em hipótese nenhuma escreva seu nome, pseudônimo, apelido etc. na folha de prova.
. Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os. Não copie trechos dos textos motivadores.
ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas do tema, sua redação será penalizada.
Leia os textos:
Falar sobre sexualidade deve ter a mesma leveza de qualquer outro assunto pertinente à evolução de nossas crianças. O tema deve ser abordado principalmente nas famílias, pois é nelas que se formam os primeiros laços emocionais, afetivos, e deve existir um ambiente adequado para os primeiros passos sobre a sexualidade. À escola, cabe complementar essa formação, contextualizando de forma didática e respeitando as fases de desenvolvimento da criança. Estamos em pleno século 21 e percebemos que as informações estão chegando às nossas crianças e adolescentes de maneira deturpada, como se, falar algo sobre o assunto, fosse algo errado.
https://www.iped.com.br/materias/educacao-e-pedagogia/sexualidade-educacao.html. Adaptado para fins didáticos. Acesso em 29.set.2022.
-e-tabu-no-brasil-e-adolescentes-sofrem-com-a-falta-de-informacao.ghtml. Acesso em 29.set.2022.
Percebemos que, hoje, as transformações ocorrem muito rapidamente, mas, no que se refere à temática “sexualidade”, ainda não conseguimos falar dela com a naturalidade necessária. A ciência e a tecnologia avançaram muito nesses últimos anos, e hoje são capazes de responder a questões que, antigamente, não poderiam ser resolvidas; novas relações sociais também foram estabelecidas, gerando a necessidade de novos valores de convivência, em busca do bem viver para todos. Mas, mesmo assim, preferimos continuar, muitas vezes, com os mesmos comportamentos, sem os questionar. Ao longo de nossa existência, em todas as nossas relações sociais, fomos construindo e sendo construídos, elaborando histórica e culturalmente discursos, regras, modelos, posturas, exigências, permissões e interdições e códigos em torno do sexo, tornando a sexualidade muitas vezes permeada de tabus, mitos e preconceitos que se perpetuam até nossos dias e que dizem respeito a determinados interesses das diferentes épocas, muitas vezes desconsiderando as relações sexuais como sendo também relações sociais. Como não poderia deixar de ser, a sexualidade só pode ser vista como dimensão inseparável da história do ser humano.
Disponível em:
https://www.udesc.br/arquivos/cead/documentos/Caderno_Pedag_gico_Educa__o_e_Sexualidade___CEAD_UDESC_15508548474075_1217.pdf Adaptado para fins didáticos. Acesso em 29.set.2022
Redija um EDITORIAL posicionando-se sobre o tema EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE.