VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAI - MEMÓRIAS LITERÁRIAS - NARIZ DE PLÁSTICO

NARRATIVA - EF ANOS INICIAIS

MEMÓRIAS LITERÁRIAS

ÓCULOS REDONDOS, NARIZ DE PLÁSTICO...

ID: JXD


Você sabia que a lembrança de avós, tios, primos, sejam eles simpáticos ou implicantes, podem render histórias maravilhosas? Uma caneca sem asa, um carrinho amassado, uns tênis que já foram descartados também!


Há muitas cenas da nossa vida que merecem ficar registradas, para que não se percam. Mas não é preciso ser tão fiel às cenas! Para recompor as cenas, vale enfeitar, inventar, colorir, descolorir... E tudo isso, bem escrito, passa a se chamar MEMÓRIAS LITERÁRIAS.   


Leia uma cena encontrada nas Memórias Literárias de Gislaine Buosi:

Lembro-me de quando, numa tarde fria de junho, meu avô Antenor me disse que, no dia seguinte, íamos, juntos, ordenhar as cabritas e, em seguida, sairíamos para a entrega do leite. (...) Naquela noite, o sono não vinha – eu me imaginava não só ordenhando, como também enchendo os saquinhos de leite – seria necessário fervê-lo?, acomodando-os – onde?, batendo nas casas, bom dia, minha senhora!... (...) A verdade é que acordei com o chiado da panela de pressão. Meu avô já lavava os latões do leite, depois da entrega. Disseram-me que, por mais que insistissem em me despertar, eu fazia que acordava, virava do lado, e, simplesmente, roncava. Também pudera: fiz a entrega do leite a noite toda! 


COMANDO: Escreva suas MEMÓRIAS LITERÁRIAS, a partir de uma das situações acima. Procure usar os verbos no tempo passado – afinal, você vai registrar cenas que já aconteceram.


Não economize criatividade! Mergulhe na proposta, pense, levante hipóteses, invente... Esteja certo de que ninguém vai pensar em escrever aquilo em que você esteja pensando – isso é ser original!

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.