VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAI - LETRA DE RAP - CRIANÇA FORA DA ESCOLA

LETRA DE RAP - EF ANOS INICIAIS

CRIANÇA FORA DA ESCOLA

LETRA DE RAP

ID: HUI




Você já sabe, mas não custa lembrar...

A palavra rap é a sigla da expressão “ritmo e poesia” (em inglês, rhythm and poetry). É a expressão artística do hip-hop voltada à música.


No rap, o compositor, que quase sempre é também o intérprete das letras, chama-se rapper ou MC (mestre de cerimônia); o DJ (disc jockey) é quem faz a base melódica (batida) para a recitação (e não, de fato, a cantoria) da letra.


Qual o tema de uma letra de rap?

Geralmente, letra de rap nos falam da difícil rotina de pessoas mais pobres, que muitas vezes não perseguidas pela polícia, passam fome, não vão à escola, sofrem discriminações etc. Ao longo da letra, o rapper procura interagir, em especial com os adolescentes, persuadindo-os a não se envolverem com o mundo da criminalidade.


Características das letras de rap:

. geralmente, versos rimados

. linguagem típica da oralidade – é possível usar algumas gírias

. tema de caráter questionador

. denúncia contra injustiças sociais: desigualdade, preconceito etc.

. interação com o público ouvinte, a fim de que ele não se envolva com o crime

. valorização do jovem da periferia


As letras de rap são, geralmente, intituladas.


Exemplo de letra de rap:


Eu tenho um sonho

Rappin'Hood

Eu tenho um sonho como o de Martin

Viver o mundo sem guerra e sem maldade

Com muita paz e amor e fraternidade

Peço a Deus pra trazer a felicidade

Pra garotada que vive nos forma da vida

Pra garotada que joga bola lá na vila

Que é pra representar a pátria mãe gentil

Não quero ver sofrer crianças do Brasil




PRODUÇÃO DE TEXTO: A matéria abaixo é o tema de sua LETRA DE RAP. 



Pré-escola no Brasil: crianças pretas e pobres são as com menos acesso à educação na primeira infância, aponta estudo

Uma pesquisa brasileira mostrou que pelo menos 330 mil meninos e meninas de 4 a 6 anos estão longe da escola. E a maioria deles tem algo em comum: são pretos, pobres e filhos de mães jovens e de baixa escolaridade

Nem todas as crianças brasileiras puderam voltar às aulas nos últimos dias. Pelo menos 330 mil meninos e meninas de 4 a 6 anos estão longe da escola. E a maioria deles tem um mesmo perfil: são pretos, pobres e filhos de mães jovens e de baixa escolaridade. É isso o que mostra um relatório da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com o Unicef e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). (...) Por lei, toda criança de 4 anos ou mais deve estar matriculada em uma instituição de ensino. Por isso, a partir dessa idade, toda criança tem direito a uma vaga na escola pública de Educação Infantil mais próxima de sua casa. Acontece que, na prática, nem sempre é isso que acontece. (...) Por lei, toda criança de 4 anos ou mais deve estar matriculada em uma instituição de ensino. Por isso, a partir dessa idade, toda criança tem direito a uma vaga na escola pública de Educação Infantil mais próxima de sua casa. Acontece que, na prática, nem sempre é isso que acontece.


Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/criancas/educacao/noticia/2023/02/pre-escola-no-brasil-criancas-pretas-e-pobres-sao-as-com-menos-acesso-a-educacao-na-primeira-infancia-aponta-estudo.ghtml.

Acesso em 6.dez.2022.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.