VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAI - HQ - DESPERDÍCIO DE COMIDA

HQ - EF ANOS INICIAIS

ABAIXO O DESPERDÍCIO DE COMIDA!

HISTÓRIA EM QUADRINHOS - ID: JH3


Você já sabe, mas não custa lembrar...

Histórias podem ser contadas por diferentes maneiras, tais como: livros, filmes, desenhos, mímicas e também por meio da sequência de quadrinhos – a esse gênero textual chamamos “HQ” – História em Quadrinhos. O profissional que compõe os quadrinhos é o quadrinista. Maurício de Sousa, o pai da Turma da Mônica, é referência na criação de HQs. 

Como toda narrativa, a HQ contempla enredo, personagens, tempo e lugar. As personagens são estáveis, quer dizer, uma vez apresentadas e conhecidas do público leitor, não é preciso apresentá-la em todas as HQs. Por exemplo: os leitores da Turma da Mônica já sabem que o Cascão não toma banho, que a Magali é comilona, que a Mônica é mandona etc.

Os quadrinhos exploram, numa sequência lógica/cronológica, cenas vividas pelas personagens, que falam por meio da escrita nos balões, os quais podem variar de tamanho e formato, colaborando com o sentido da mensagem: há balões que indicam sonho, chuva, estrondo e até mesmo os vazios, que indicam silêncio. As HQs contêm título.

Outra aliada do quadrinhista é a onomatopeia, a figura de linguagem que consiste em reproduzir, com a palavra escrita, ruídos (poff!; pá!; chuá, chuá!; blém! etc.), “vozes” de animais (miau; cocoricó; au, au etc.) e outros sons que podem ser escritos, muitos deles, inclusive, já dicionarizados (atchim; hummm; tique-taque; pingue-pongue; tum-tum etc.).

Percebemos então que, muito embora o enredo seja curto, o quadrinhista pode contar com a linguagem verbal (palavras escritas) e a não verbal (imagens que materializam contexto e características das personagens – tristes, irritadas, ansiosas etc.), as linhas de movimento (ou linhas cinéticas), o que rendem uma leitura rápida, levando ao leitor entretenimento, informação, ironia e até criticidade.


LEITURA:



COMANDO: A partir da leitura acima e de seus conhecimentos, desenvolva uma HQ sobre o tema: “Abaixo o desperdício do comida!” Componha, no mínimo, seis e, no máximo 10 quadrinhos.

Você poderá utilizar a linguagem verbal e a não verbal, além de linhas de movimento (ou linhas cinéticas), onomatopeias, interjeições e balões de formatos diversificados. 

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.