VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAI - FÁBULA - QUEM AMA O FEIO, BONITO LHE PARECE

FÁBULA - EF ANOS INICIAIS

FÁBULA

QUEM AMA O FEIO, BONITO LHE PARECE

ID: KTG


VOCÊ JÁ SABE...

A fábula é uma narrativa curta, protagonizada, em geral, por animais personificados — ou seja, animais que agem como seres humanos: cantam, dançam, conversam, trabalham etc. Esses personagens reproduzem as virtudes, os defeitos e os conflitos humanos, servindo como espelho de comportamentos sociais. Ao final da fábula, há uma lição de moral (um ensinamento) ao leitor, evidenciando costumes/atitudes socialmente aceitos ou valorizados.

A maior parte das fábulas que chegam até nós devemos ao escravo e escritor grego Esopo (século VII, a.C.), que teve por bem registrá-las – uma vez que eram apenas oralizadas – a fim de que elas não se perdessem.

A estrutura tradicional das fábulas é simples:

Situação inicial: apresentação dos personagens, que, o mais das vezes, têm comportamentos contrastantes entre si (um trabalhador, outro preguiçoso; um humilde, outro orgulhoso, por exemplo); apresentação do cenário.

Conflito ou complicador: fato que promove a ação/o envolvimento dos personagens; ao longo do conflito, são exploradas as características anunciadas na situação inicial.

Desfecho: o conflito se resolve, geralmente com a vitória do personagem que apresenta características, costumes e atitudes socialmente aceitas, e o fracasso do personagem cujas atitudes são reprovadas.

Moral da história: ensinamento final, que sugere determinada lição de vida.