O CARTUM é um texto crítico e bem-humorado, que se utiliza de textos verbais e não verbais (imagens) e, geralmente, é escrito em um quadro. Os cartuns criticam comportamentos sociais e problemáticas mundiais. Desse modo, o cartum não aborda uma situação esporádica, nem uma pessoa específica. Por esse motivo, a importância e o alcance do cartum mantêm-se por muito tempo.
O cartum usa traços carregados/caricaturais, a fim de tornar o fato/tema mais grave, horrível, extravagante, irracional etc. Crítica, ironia e bom humor são elementos essenciais aos cartuns. Por meio de imagens (personagens e/ou coisas) e balões (texto de vocabulário simples), o cartum é um gênero textual veiculado em jornais e revistas – impressos ou virtuais.
PASSO A PASSO
1. Escolha um tema de caráter universal (e não um tema específico) que o cartunista queira criticar – por exemplo: a desigualdade social, a corrupção, a poluição etc.
2. "Exagere” no aspecto inconveniente/absurdo da situação, e, usando texto verbal (poucas expressões das personagens que vivem a situação) e não verbal desenho de personagens e/ou coisas), desenvolva a crítica.
Perceba que o cartunista Ivan Cabral escolheu o tema “violência na escola” para desenvolver o cartum. Exatamente por ser um problema universal, quer dizer, que acontece no mundo todo, não é possível indicar nem o lugar, nem o tempo, nem o nome ou a idade das pessoas envolvidas em cenas de violência nas escolas.
***
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A manchete a seguir é o tema de seu cartum.
Disponível em:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/06/05/desperdicio-de-agua-diminui-no-brasil-pela-1a-vez-em-6-anos-mas-ainda-esta-longe-da-meta.ghtml. Acesso em 7.jun.2024.