VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAI - CARTA DE RECLAMAÇÃO - FALTA ILUMINAÇÃO URBANA

CARTA DE RECLAMAÇÃO - EF ANOS INICIAIS

FALTA ILUMINAÇÃO URBANA - POPULAÇÃO SUSCEPTÍVEL A ASSALTOS

CARTA DE RECLAMAÇÃO

ID: K2U


A CARTA DE RECLAMAÇÃO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual de caráter expositivo-reivindicatório, de que se vale o consumidor para reclamar de algum defeito no produto ou no serviço contratado.

Assim, a carta de reclamação destina-se àquele que forneceu ou fabricou o produto (ou, se for o caso, ao prestador do serviço); depois de esgotadas as possibilidades de solução do problema diretamente com qualquer deles, a carta pode ser destinada a instituições de atendimento ao consumidor, como a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). É comum, também, endereçar cartas de reclamação a órgãos públicos, exigindo o cumprimento de regras, regulamentos etc., cujo descumprimento possa trazer prejuízo à comunidade.


SIGA O PASSO A PASSO:

1.  Data e local;

2. Vocativo;

3. Apresentação do emissor da carta;

4. Exposição do problema;

5. Reclamação* e argumentação;

6. Pedido ou sugestão para a solução do problema;

7. Agradecimento/Despedida;

8. Assinatura.


(* Deixe bem claros os termos/motivos da reclamação!)



Leia a matéria a seguir:

Moradores da região do bairro Floramar, na regional norte de Belo Horizonte, estão enfrentando uma série de problemas relacionados a um viaduto que passa por cima da avenida Cristiano Machado. As reclamações incluem risco de assaltos, por conta da falta de iluminação ao longo da via. A situação tem gerado grande preocupação entre os habitantes da área, que temem pela sua segurança ao transitar pelo local.

Disponível em: https://www.itatiaia.com.br/cidades/2025/03/14/assalto-e-falta-de-iluminacao-viaduto-em-bh-preocupa-moradores. Acesso em 15 abr.2025. Adaptado.


PRODUÇÃO DE TEXTO: Você deverá escrever uma CARTA DE RECLAMAÇÃO à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, a fim de expor, reclamar e pedir uma solução ao problema.

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta