VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAI - CAMPANHA EDUCATIVA CONTRA QUEIMA DE FOGOS

CAMPANHA - EF ANOS INICIAIS

CAMPANHA EDUCATIVA CONTRA QUEIMA DE FOGOS
ID: HHD


VOCÊ JÁ SABE...

CAMPANHA são os esforços de uma coletividade em favor de um determinado objetivo. Ao final do texto da campanha, há um pedido, um aconselhamento, uma advertência, um incentivo à coletividade para fazer, não fazer, doar, contribuir etc.


Como fazer o texto da campanha?

Para a redação da campanha, é possível usar textos verbais e não verbais (desenhos, fotos etc.). Geralmente, há um título, que serve para antecipar o objetivo e o beneficiário da campanha.


Assim: CAMPANHA DE DESCARTE CORRETO DE E-LIXO


A adesão a campanhas é voluntária e não obrigatória e, por isso, precisa ser, ao mesmo tempo, educada e persuasiva, para atrair o maior número de pessoas dispostas a engajar-se.


Ao final da leitura, quem tiver interesse em aderir a uma campanha educativa – por exemplo, a uma campanha em que se faça alguma advertência – deve ter as seguintes informações, consideradas as peculiaridades de cada situação:

ü quem promove: pessoas físicas, igrejas, escolas etc.;

ü a quem se destina: estudantes; população idosa; comunidade em geral;

ü qual o objetivo da campanha: incentivar pessoas a fazer ou a deixar de fazer determinada coisa; promover a conservação de espaços públicos e privados etc., minimizar, combater ou eliminar riscos de incêndio, deterioração do meio ambiente etc.;

ü período em que vai acontecer a campanha: por exemplo: de 20 de janeiro a 12 de fevereiro; campanha nacional ininterrupta;

ü convite para que a coletividade se engaje e divulgue a campanha;

ü iniciativas para efetivar/agilizar os resultados esperados pela campanha;

ü advertência explícita, a fim de que situações de perigo sejam denunciadas;

ü canal/locais de recebimento das denúncias;

ü outros detalhes que a situação sugerir/exigir.


LEITURA: Toda virada de ano a história se repete: cães e gatos fogem ou se colocam em situações de risco pelo medo que sentem com o barulho provocado pela queima de fogos no Réveillon. Um estudo de Stefanie Riemer, da Universidade de Berna (Suíça), publicado em 2019 na revista PLOS ONE, indicou que esse problema afeta 52% dos cães. É tão grave que motivou a proibição de fogos de artifício em muitas cidades, uma medida que beneficia não só animais, mas também idosos, autistas, bebês e pessoas doentes.

Disponível em: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2022/12/31/por-que-os-pets-se-assutam-com-fogos-como-cuidar-e-evitar-traumas.htm.


Acesso em 6.abr.2023. Adaptado.


PRODUÇÃO DE TEXTO: Imagine que você tenha sido escolhido para escrever o texto da CAMPANHA EDUCATIVA CONTRA A QUEIMA DE FOGOS DE ARTIFÍCIO. Imagine, ainda, que esse texto será veiculado nas redes sociais.