VOLTAR PARA OS TEMAS
EFAF - TEXTO PARA BLOG - RESGATE HISTÓRICO E CULTURA
TEXTO PARA BLOG - EF ANOS FINAIS
CULTURA, REPARAÇÃO HISTÓRICA E PATRIOTISMO
TEXTO PARA BLOG
ID: JQH
Só para lembrar...
O blog (ou blogue) é um espaço pessoal nas mídias digitais. Os posts (textos produzidos pelos blogueiros) são postados (inseridos) periodicamente, e os assuntos variam de acordo o perfil e a formação do blogueiro.
Por exemplo: no blog do médico Drauzio Varella, há posts sobre Medicina e Saúde, sua área de atuação. Já no blog de Leonardo Sakamoto, jornalista e cientista político, há posts de caráter sócio-econômico-político, em que se misturam informação e criticidade.
COMO ESCREVER UM TEXTO PARA BLOG/POST?
A extensão do post depende do assunto e do interesse do blogueiro, que deve adotar vocabulário compatível com o entendimento de seu público leitor. Os palavrões e outras situações grosseiras (desenhos, GIF etc.) não são bem-vindos.
PASSO A PASSO
Ainda que a composição seja bastante maleável, convém adotar o seguinte passo a passo para a escrita do post:
ü Título do post (e subtítulo – opcional);
ü Nome do blogueiro;
ü Data e horário da publicação;
ü Vocativo/chamamento ao leitor web – Alô internauta! Navegando por aqui?;
ü Apresentação do assunto;
ü Desenvolvimento do assunto (com opinião, discussão, protesto – se for o caso);
ü Desfecho, com os principais itens desenvolvidos ao longo do texto, “amarrando-o” com um comentário de impacto;
ü Despedida e convite para acompanhar os próximos posts.
Leitura: Para o diretor Walter Salles, o sucesso do filme Ainda estou aqui não é apenas um reconhecimento da cultura brasileira, mas também da figura de Eunice Paiva, como uma personagem central na história do Brasil. Fora das telas, a História, que ora se firma, traz a saga da família Paiva: o pai de família e ex-deputado federal Rubens Paiva, que foi perseguido e morto pelos algozes da ditadura militar. O filme foi muito bem recebido, com mais de 3,6 milhões de espectadores no Brasil, o maior número desde o início da pandemia. Salles viu esse sucesso como uma redescoberta de uma parte esquecida da história brasileira. O público brasileiro teve um papel importante, já que a popularidade do filme aqui chamou a atenção da imprensa internacional, em especial pela atuação magistral de Fernanda Torres. No final de semana da estreia, o longa liderou as bilheterias em Portugal, com sessões esgotadas no Porto e em Lisboa. Nos Estados Unidos, o filme foi exibido em salas selecionadas em Nova York e Los Angeles, alcançando a maior média de arrecadação por cinema. Também teve um bom desempenho na França e está prestes a estrear na Itália, na Espanha e na Inglaterra. Isso é sinal de que, ainda que metaforicamente, existam famílias Paiva espalhadas pelo mundo. (...) Exatamente no dia em que o filme teve sua indicação ao Oscar (23-1-2025), a certidão de óbito de Rubens Paiva, morto em 1971, foi retificada, por resolução do Conselho Nacional de Justiça, fazendo constar que ele teve morte violenta e causada pelo Estado brasileiro, durante a ditadura militar. (...). Ser patriota é, também, celebrar o verde, o amarelo, as ficções e as verdades levadas às telas.
Gislaine Buosi
COMANDO: A partir do texto de apoio e de suas informações sobre o tema, imagine que você seja um blogueiro, e então escreva um texto para ser postado. Focalize: "Ainda estou aqui" - resgate histórico e cultural do Brasil.