Resumir é apresentar certo conteúdo, quase sempre escrito, de modo seletivo e breve.
Um resumo deve ser:
Conciso, obviamente: corte, quando não forem determinantes ao assunto principal, os exemplos dados pelo autor, detalhes/dados secundários. O resumo não comporta comentário/opinião acerca do tema nem do posicionamento adotado pelo autor do texto-base.
. Em textos narrativos, convém eliminar os discursos diretos – dê preferência aos discursos indiretos, pois são mais econômicos; é preciso mencionar: fato/ação principal, personagens principais (por vezes, é possível eliminar figurantes), além dos elementos: quando, onde e como?, por quê (se houver justificativa)? e desfecho.
. Em passagens descritivas, convém economizar, o quanto possível, adjetivos e advérbios, sobretudo os repetidos ou inexpressivos.
. Em textos dissertativos, comece grifando as palavras-chave (substantivos e verbos) de cada parágrafo ou sentença; detecte o assunto/a questão central e o ponto de vista do autor sobre o assunto; veja se há intercalações desnecessárias (advérbios e adjetivos) ou excesso de organizadores textuais (conjunções), e corte-os; faça um apanhado dos principais argumentos pertinentes ao assunto central.
. Em textos expositivos, grife as palavras-chave (substantivos e verbos) de cada parágrafo ou sentença; detecte o assunto central; elimine intercalações ou organizadores textuais em excesso; recolha as principais informações e recomponha o texto.
Pessoal: escrito, o quanto for possível, com palavras próprias; é o resultado da sua leitura do texto-base.
Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as ideias centrais do texto-base, de preferência na ordem em que foram apresentadas. Cuidado com a coesão textual – o uso correto das conjunções, preposições e pronomes.
IMPORTANTE: O resumo não comporta
comentário/opinião acerca do tema nem do posicionamento adotado pelo autor do
texto-base.
COMANDO: Imagine que
você tenha sido convidado por uma revista de grande circulação para escrever o
resumo da obra literária “A bolsa amarela”, da escritora brasileira Lygia
Bojunga. Seu resumo deverá conter de 25 a 30 linhas.