VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - REPORTAGEM - POLUIÇÃO DE RIOS - CRIANÇAS DOENTES

REPORTAGEM - EF ANOS FINAIS

POLUIÇÃO DE RIOS - CRIANÇAS DOENTES

REPORTAGEM

ID: J25


A REPORTAGEM (ou MATÉRIA), no universo dos textos jornalísticos, é o resultado de pesquisas, investigações e verificação de documentos. Ela traz, frequentemente, fotografias e testemunhos que caracterizam seu caráter investigativo-documental. O repórter emprega um estilo mais cuidadoso de escrita; o vocabulário e as construções frásicas são claros e objetivos. Tanto a reportagem quanto a notícia são veiculadas na imprensa escrita ou televisiva ou radialista.


A reportagem é uma narrativa mais longa do que a notícia, que cobre fatos excepcionais ou de grande impacto social, os quais aconteceram muito recentemente.


IMPORTANTE: 1) a reportagem vai além da notícia, uma vez que a notícia se esgota em si mesma; 2) a notícia, muitas vezes, é o ponto de partida da reportagem.


A REPORTAGEM contém manchete, linha fina e corpo do texto. A manchete é curta, objetiva – contém, preferencialmente, mais verbos de ação e substantivos do que palavras de outras classes gramaticais. A linha fina é um texto mais explicativo do que a manchete – geralmente, é um fragmento do próprio texto, adaptado, quando necessário. O corpo do texto é a parte em que se expõem os desdobramentos do assunto.


É preciso compor, logo no primeiro parágrafo, um lide jornalístico, e para isso, encontrar respostas curtas para: O QUÊ?; QUEM?; ONDE?; QUANDO?; POR QUÊ?; PARA QUÊ?; COMO?; E ENTÃO... Em seguida, são escritos os pormenores dos fatos – a reportagem também recupera fatos pretéritos, que estejam implicados com a matéria.


As informações a seguir são o ponto de partida para a composição de uma REPORTAGEM:


A poluição das águas é qualquer alteração em suas características físicas, químicas e biológicas, que possa causar prejuízo à saúde da população, comprometer a fauna e a utilização das águas. Milhares de rios são poluídos todos os dias, o que representa um problema socioambiental bastante grave. A expansão urbana desordenada e desenvolvimento da indústria e das atividades agrícolas são as principais causas da poluição dos rios. As atividades domésticas, industriais e comerciais também geram poluentes que prejudicam a qualidade das águas.  

Disponível em: https://www.infoescola.com/meio-ambiente/poluicao-dos-rios/. Adaptado para fins didáticos. Acesso em 1.ago.2024.


CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que mais de vinte crianças que vivem numa comunidade ribeirinha estejam hospitalizadas, em estado grave, por conta do uso de água contaminada. Escreva uma REPORTAGEM sobre esse fato. Crie situações, nomes e outros dados necessários para a composição do lide jornalístico e do corpo do texto.