Quem nunca viu o caderno de receitas da mãe, da avó? Às vezes, nem caderno há – uns papéis soltos na gaveta fazem milagres ao lado do fogão!
“Receitas” são textos instrucionais – como o nome já adianta, são textos que ensinam a preparar desde as comidas mais simples até as mais sofisticadas. Em quaisquer casos, o vocabulário tem de ser simples, ou seja, acessível a todo tipo de leitores.
Para escrever uma receita, é preciso pensar... no bolo pronto!
Existe uma sequência a ser observada quando se escreve uma receita. É preciso, por exemplo, apresentar os ingredientes na ordem em que serão utilizados.
A estrutura textual das receitas:
Título: tem de ser criativo e sugestivo. Por exemplo: Bolo Domingo no Parque.
Ingredientes: apresentá-los na ordem em que serão utilizados; indicar a quantidade (2 ovos inteiros, 4 maçãs raladas etc.); o peso (200g, 1kg etc.); a medida (1 colher (de sopa) de amido de milho; 2 colheres (de chá) de sal; 1 xícara (de chá) de óleo; 2 copos (americanos) de leite etc.); a marca (polvilho Amafil, Chocolate Meio Amargo Nestlé etc.) ou qualquer outro detalhe determinante para o bom preparo da receita.
Como fazer ou Modo de preparo ou Modo de fazer: orientar passo a passo como os ingredientes devem ser utilizados; empregar os verbos no Modo Imperativo (junte, acrescente, espere, rale, mexa, coloque, unte, salpique, asse, cubra, desenforme etc.); estimar o tempo de preparo ou o aspecto da comida pronta (levar ao forno pré-assado por 40min ou até que o bolo fique corado etc.).
Rendimento: indicar quantas pessoas podem ser servidas com o preparo de uma receita ou quantas porções a receita rende (serve 2 pessoas; rende 4 porções etc.).
Como servir: sugerir como servir (sirva com arroz e folhas verdes).
Substituições: indicar se é possível substituir ingredientes (substitua o abacaxi por damasco ou por amora etc.).
Onde encontrar ingredientes pouco comuns: indicar pontos de vendas, em caso de a receita prescrever ingredientes pouco comuns (hibisco, arroz selvagem, anko etc.).
Indicar, se possível, o valor nutricional do alimento pronto.
***
CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você se proponha a ajudar Tia Nastácia, personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo, que é conhecida, também, por ser uma excelente cozinheira! Ela está desenvolvendo uma receita culinária nova, e pede que você tome note de tudo!
Mas não é uma receita qualquer: Tia Nastácia fez questão de ocupar, em especial, os itens da horta e da lavoura do sítio; poucos ingredientes foram comprados no comércio da cidade.
COMANDO: Escreva tintim por tintim a RECEITA CULINÁRIA da Tia Nastácia! Hummmmmmm...
Não se esqueça de atribuir um nome sugestivo ao prato. Não economize criatividade nem... ingredientes bem selecionados!