VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAI - PARÓDIA VISUAL - OPERÁRIOS - TARSILA

PARÓDIA VISUAL - EF ANOS INICIAIS

“OPERÁRIOS” – TARSILA DO AMARAL

PARÓDIA VISUAL – ID: L5S


A INTERTEXTUALIDADE é o diálogo entre textos, quer seja de maneira explícita ou implícita. Em tese, ocorre a intertextualidade sempre que uma obra fizer referência à outra. Para reconhecer a intertextualidade, é preciso, primeiramente, conhecer o texto/o contexto a partir do qual ela é construída.

A PARÓDIA é uma forma de intertextualidade. É possível parodiar texto verbal e não verbal (arte plástica – quadros, fotos), poema, música etc., muitas vezes, com a finalidade de criticá-los, provocá-los ou ironizá-los. Nesse sentido, a paródia costuma ser engraçadíssima! Mas é preciso ter cuidado: tanto a criticidade quanto o humor não podem ser grosseiros, nem discriminatórios.

As paródias, por vezes, têm caráter educativo.


COMANDO: A partir da obra de arte abaixo, Operários, da artista plástica brasileira Tarsila do Amaral, desenvolva uma PARÓDIA VISUAL.

Sobre a obra: Pintada em 1933, a tela Operários tem temática social, está exposta no Palácio Boa Vista e pertence ao Acervo do Governo do Estado de São Paulo.

É uma obra que faz parte do Modernismo brasileiro e retrata cinquenta e um operários da indústria. Carrega como símbolo a exploração do povo trabalhador e a diversidade étnica que compõe a nossa sociedade.

Feita com a técnica de pintura a óleo, a obra foi desenvolvida no período em que Tarsila do Amaral se dedicou a retratar temas de interesse coletivo e social, após retornar de uma viagem à União Soviética. A tela Operários é considerada um grande símbolo do período de industrialização brasileira, especialmente no Estado de São Paulo.

AIDAR, Laura – Revisão. Disponível em: https://www.culturagenial.com/quadro-operarios-de-tarsila-do-amaral/. Acesso em 22 out.2025. Adaptado.

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta