VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO - CONFLITOS FAMILIARES

PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO - EF ANOS FINAIS

CONFLITOS FAMILIARES

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - PARTE 2

PARÁGRAFOS DO DESENVOLVIMENTO/ARGUMENTAÇÃO

ID: JPB


Só para lembrar...

A dissertação argumentativa expõe e discute determinado assunto, com evidências/fatos/fundamentos. Espera-se que o texto contemple: introdução (um parágrafo); desenvolvimento (dois parágrafos) e conclusão (um parágrafo).

Veremos a seguir estratégias para a construção dos parágrafos do desenvolvimento da dissertação, ou seja, dos parágrafos da argumentação.

O tópico frasal é a ideia central, ou seja, a ideia mais importante do parágrafo e, por isso, ele deve surgir no início do parágrafo. Não se deve construir parágrafo de apenas uma frase – o ideal é que sejam duas ou três, por parágrafo.

Comece o segundo parágrafo assim: CONECTIVO + TÓPICO FRASAL (PARÁFRASE DA ANTECIPAÇÃO DO PRIMEIRO ARGUMENTO) + COMENTÁRIOS E/OU EXPLICAÇÕES REFERENTES AO TÓPICO FRASAL + FINALIZAÇÃO DO RACIOCÍNIO.

Para o terceiro parágrafo, use a mesma estratégia, com a paráfrase da antecipação do segundo argumento.


Texto-base:

As relações interpessoais enfrentam uma crise marcada pelo distanciamento afetivo. Nesse cenário, o diálogo entre gerações se enfraquece, o que provoca conflitos familiares. (...) Pais e filhos brigam por quaisquer motivos: desde a dificuldade financeira até as divergências político-partidárias. Para reverter essa realidade, a empatia desempenha um papel central na gestão de conflitos, pois permite que as emoções sejam compreendidas e canalizadas de forma construtiva.

Gislaine Buosi, educadora.


COMANDO: Leia a seguir o parágrafo introdutório (que deve conter o projeto textual) sobre o tema: “A falta de afetividade para a solução de conflitos familiares”. Escreva os PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO, a partir dos argumentos adiantados no projeto.

Para desenvolver os parágrafos da argumentação, aproveite tanto as informações do texto de apoio, quanto seu conhecimento sobre o tema. Faça também outras leituras!


Não é segredo que os mais diversos conflitos entre gerações já façam parte da realidade de um sem-número de famílias, de todas as classes sociais (1). Isso acontece por conta da fragilidade socioemocional para a solução de dificuldades financeiras (2) e por desavenças em razão do fanatismo político-partidário (3). Logo, esse lamentável cenário, que se agrava pela falta de afetividade entre os pares, precisa ser rapidamente superado, sob pena de irreparáveis desconstruções familiares (4).


Análise do projeto textual: 1 – tema; 2 – antecipação do 1º argumento, a ser desenvolvido no 2º parágrafo; 3 – antecipação do 2º argumento, a ser desenvolvido no 3º parágrafo; 4 – tese.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.