VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO - BULLYING

PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO - EF ANOS FINAIS

BULLYING ESCOLAR

PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO – DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

ID: JPF


Você deverá escrever os PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO (dois), em conformidade com os argumentos adiantados no projeto. Construa tópicos frasais e utilize conectivos/operadores argumentativos – conjunções ou locuções conjuntivas para iniciar os parágrafos.

Para desenvolver os parágrafos da argumentação, aproveite tanto as informações da coletânea de apoio, quanto seu conhecimento sobre o tema.

A agressão gratuita e repetitiva, quer física, quer moral, infelizmente, já é realidade no ambiente escolar (1). Sem dúvida, o baixo rendimento e a evasão escolares não só da vítima, mas também do agressor, estão implicados ao bullying(2). Com efeito, já está comprovado que o agressor traz consigo desequilíbrios emocionais importantes, e a mesma situação se estende àquele que é alvo da agressão – a depressão e até mesmo ao suicídio passam a ser constantes na vida do agredido (3). Assim, quando o assunto envolve situações sociocomportamentais, a Educação deve ser priorizada (4).

Análise do projeto textual: 1 – apresentação do tema; 2 – antecipação do primeiro argumento, a ser desenvolvido no segundo parágrafo; 3 – antecipação do segundo argumento, a ser desenvolvido no terceiro parágrafo; 4 – tese.


Você já sabe, mas não custa lembrar...

O tópico frasal é a ideia central, ou seja, a mais importante do parágrafo e, por isso, ele deve surgir no início do parágrafo. Não se deve construir parágrafo de apenas uma frase – ideal é que sejam duas ou três, por parágrafo.

Comece o segundo parágrafo assim: CONECTIVO + TÓPICO FRASAL (PARÁFRASE DA ANTECIPAÇÃO DO PRIMEIRO ARGUMENTO + COMENTÁRIOS E/OU EXEMPLOS E/OU EXPLICAÇÕES REFERENTES AO TÓPICO FRASAL + FINALIZAÇÃO DO RACIOCÍNIO/DA IDEIA.

Para o terceiro parágrafo, use a mesma estratégia – agora com a paráfrase da antecipação do segundo argumento.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.