VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - PARÁGRAFO CONCLUSIVO - EVASÃO ESCOLAR

PARÁGRAFO CONCLUSIVO - EFAF

EVASÃO ESCOLAR – ID: JP9

PARÁGRAFO CONCLUSIVO – DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA


LEITURA:

Censo Escolar registra aumento na evasão escolar do ensino médio

Levantamento é o principal retrato da educação básica, formada por três etapas grandes etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Por Jornal Nacional

22/02/2024

O governo divulgou em 22/02/2024 o Censo da Educação Básica. O ensino médio se manteve com os piores índices de repetência e de abandono dos estudos. O Censo Escolar é o principal retrato da educação básica, formada por três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O Censo reúne dados de escolas, professores e alunos nas redes pública e privada. É nesse levantamento que os problemas aparecem e as políticas públicas devem começar a agir. Quarenta e sete milhões de estudantes estão matriculados na educação básica, que vai da creche à educação para jovens e adultos. Em relação a 2022, o número de matrículas em escolas particulares aumentou quase 5%. A rede pública perdeu 500 mil alunos. Segundo o Inep, estudantes migraram para a rede pública durante a pandemia e agora voltaram à rede privada. (...) Mas está no ensino médio, reta final da Educação Básica, um dos grandes desafios da educação: a evasão escolar, que chegou a 5,9% em 2021, durante pandemia da Covid. (...) A consequência disso é um número preocupante: quase 70 milhões de brasileiros de 18 anos ou mais estão fora da escola ou não concluíram a educação básica. Um dado revelado nesta quinta-feira (22) e que mostra o tamanho do desafio. (...) O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o MEC vem estimulando estados e municípios a fazerem a busca ativa de estudantes para o ensino de jovens e adultos. Ele afirma que o programa Pé-de-Meia, que prevê uma bolsa para os estudantes de baixa renda que continuarem os estudos, pode mudar a tendência de evasão. “450 mil jovens no Brasil, por ano, abandonam ou saem da escola por conta do ensino médio brasileiro. Nós estamos falando em quase meio milhão de jovens. Portanto, a poupança, o programa Pé-de-Meia, vem para apoiar, dar um auxílio para que esses jovens permaneçam da escola”, afirmou o ministro.

Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/02/22/censo-escolar-registra-aumento-na-evasao-escolar-do-ensino-medio.ghtml. Acesso em 2.fev.2024.


Você já sabe, mas não custa lembrar...

Nos textos argumentativos, o parágrafo conclusivo, como o próprio nome sinaliza, arremata a discussão. A conclusão do texto precisa ter conexão com a introdução (projeto dissertativo) e o desenvolvimento. Para isso, existem algumas estratégias, tais como:

. apontar soluções para os problemas adiantados no projeto do texto e enfrentados ao longo da argumentação;

. reafirmar a tese que foi apontada no projeto e, o quanto possível, recuperar resumidamente os pontos altos a argumentação, os quais, por óbvio, devem ter sustentado a tese;

. reafirmar o tema e, então, fazer uma advertência e/ou um apelo de conscientização social.

Tanto os parágrafos do desenvolvimento quanto o parágrafo da conclusão dependem/devem estar ligados à introdução, ou seja, ao projeto dissertativo. O parágrafo conclusivo deve iniciar com um conjunção ou uma locução conjuntiva e terminar, se possível, com uma frase de impacto.

IMPORTANTE: Não se deve acrescentar novas ideias no parágrafo conclusivo.


COMANDO: Adiante, oferecemos a você um projeto textual, ou seja, o primeiro parágrafo de uma dissertação argumentativa, sobre o tema: POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTRATÉGIAS FAMILIARES PARA CONTER A EVASÃO ESCOLAR. Desenvolva o PARÁGRAFO CONCLUSIVO, em conformidade com os argumentos/problemas adiantados no projeto.

IMPORTANTE: Perceba que o tema requer soluções para os problemas adiantados no projeto – aponte-as no parágrafo conclusivo.

Um dos assuntos mais polêmicos na pasta da Educação é a evasão escolar. Segundo dados levantados em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 70 milhões de brasileiros de 18 anos ou mais estão fora da escola ou não concluíram a educação básica (1).  Sem dúvida, a evasão acontece, em especial, por dois motivos: a necessidade de o adolescente trabalhar para ajudar a compor o orçamento doméstico (2)  e a falta de segurança, dentro e fora da escola (3). Assim, como esse fenômeno é responsável, em grande parte, pela desigualdade social, é tempo de poder público e famílias agirem em parceria, urgentemente (4).

 

Análise do projeto textual: 1 – apresentação do tema; 2 – antecipação do primeiro argumento; 3 – antecipação do segundo argumento; 4 – tese.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.