VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - NOTÍCIA - CALISTENIA

NOTÍCIA - EF ANOS FINAIS

CALISTENIA

NOTÍCIA

ID: HW7



Texto I

O que é calistenia?

A calistenia é um método de treino que utiliza só o peso do corpo. A prática se popularizou nas periferias por não precisar de uma estrutura elaborada ou cara e, agora, se espalha por praças e parques das grandes cidades brasileiras. (...) O estudante João é um exemplo disso. O jovem fez da calistenia parte da sua rotina e sonha com o avanço no esporte. “A gente está mantendo para conseguir campeonato e vir ganhando nossos títulos, manter nossos sonhos em frente. Eu só faço essa rotina, de casa, para treino, de casa, para a escola, para manter meus sonhos em frente”, afirma João.

Disponível em: https://www.gazetaweb.com/noticias/brasil/o-que-e-calistenia-metodo-de-treino-popular-nas-periferias/. Acesso em 16.ago.2023.



 




Texto II

A calistenia, termo que vem do grego “kallistenés”, que tem significados relacionados a “bela força”, “cheio de vigor”, é uma modalidade de atividade física, na qual os exercícios são realizados com o próprio peso corporal. Um destaque em relação a este tipo de exercício é a praticidade em poder ser realizado em qualquer lugar e para poder executar uma variedade maior de atividades é necessário apenas um espaço como as barras que ficam principalmente em parques. O treino de calistenia sempre foi bastante utilizado pelos exércitos e forças de segurança ao redor do mundo, como uma meio de manter seus agentes condicionados para efetuar suas tarefas.

Disponível em: https://treinomestre.com.br/calistenia/. Acesso em 16.ago.2023.

 


COMANDO: Após a leitura dos textos anteriores, redija uma NOTÍCIA. Componha, logo no primeiro parágrafo, o lide jornalístico para, então, desenvolver a notícia. Escreva de 20 a 25 linhas. A manchete e a linha fina abaixo já estão prontas:







Você já sabe...

NOTÍCIA é o registro de informações recentes – um acidente, um assalto, uma briga, o desabamento de um prédio, um naufrágio, a alta do preço da gasolina, uma enchente etc. É veiculada em jornais.

Título e subtítulo da notícia são chamados, respectivamente, MANCHETE e LINHA FINA. A manchete é curta e fácil de entender. É preciso usar palavras-chave da notícia para compor a manchete, que deve ter, preferencialmente, mais verbos de ação e substantivos do que palavras de outras classes gramaticais.

Os verbos de ação devem ser empregados no Presente do Modo Indicativo, que sugerem o “agora há pouco” da informação.

A manchete deve atrair a atenção do leitor para que ele, de fato, leia a notícia. A linha fina é um fragmento recolhido (e, por vezes, adaptado) do texto.

Lide jornalístico: O primeiro parágrafo de um texto do campo jornalístico informativo, como Notícia e Reportagem, por exemplo, deve conter o lide (ou cabeça da notícia). A expressão inglesa "lead" significa "primeiro" ou "guia", e é essa a finalidade do parágrafo inicial de um texto informativo - levar ao conhecimento do leitor, de maneira sintética/enxuta, os principais pontos da matéria. Desse modo, o lide assemelha-se a um miniconto, uma vez que, para construir o lide, o jornalista deverá encontrar respostas curtas para os elementos: O QUÊ?; QUEM?; ONDE?; QUANDO?; POR QUÊ?; COMO? O corpo da notícia (parágrafos seguintes) contém os pormenores da matéria.

A notícia é escrita na 3.ª pessoa do discurso – em tese, os fatos são relatados sem intromissão/crítica/opinião do jornalista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.