VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - NARRATIVA DE FICÇÃO CIENTÍFICA - "É UMA PARTIDA DE FUTEBOL"

NARRATIVA - EF ANOS FINAIS

"É UMA PARTIDA DE FUTEBOL" - SKANK

NARRATIVA DE FICÇÃO CIENTÍFICA

ID: HPM






Disponível em: http://acontecesantyago.blogspot.com/2013/03/os-mineiros-do-skank-no-recife.html. Acesso em 29.mai.2023.



Texto I

Bola na trave não altera o placar

Bola na área sem ninguém pra cabecear

Bola na rede pra fazer o gol

Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?


(Fragmento da música “É uma partida de futebol”, letra de Nando Reis e Samuel Rosa, da banda Skank – música lançada em 1997.)


Um dos maiores hits da banda mineira Skank, a história da música “É Uma Partida de Futebol” começou durante o programa Rockgol, da MTV. Criado por André Vaisman, o Rockgol reunia os principais nomes da música nacional e misturava esporte e humor em um campeonato de futebol.

Foi nesse clima descontraído, após uma das partidas, que Samuel Rosa e Nando Reis decidiram compor juntos. “É Uma Partida de Futebol” entrou para o terceiro álbum de estúdio do Skank, e um dos mais importantes da banda. Tomados pelo clima do jogo, Nando Reis e Samuel Rosa tiveram a ideia de fazer uma canção sobre futebol.

Disponível em: https://www.letras.mus.br/blog/historia-da-musica-e-uma-partida-de-futebol/. Adaptado para fins didáticos.

Acesso em 29.mai.2023.



Texto II

Pesquisa da Unicamp com robôs jogadores de futebol traz avanço em inteligência artificial

Reconhecer o campo e os adversários, criar estratégias, correr, driblar, chutar e acertar o gol são tarefas simples para humanos em uma partida de futebol, mas complexas para pesquisadores na área de computação. Fazer robôs desenvolverem essas atividades foi a primeira parte do desafio que a professora da Unicamp, em Campinas (SP), Esther Luna Colombini encarou em seus estudos na evolução da robótica. Ela precisou pensar em driblar a falta de músculos, tendões, ligamentos e articulações ósseas, tornando uma realidade (muito) possível para as máquinas. Durante mais de dois anos de pesquisa, a cientista e a equipe que ela coordena, formada por alunos e pesquisadores em parceria com a Unesp, em Sorocaba (SP), elaboraram robôs capazes de movimentarem-se para jogarem "uma bolinha".


BAPTISTA, Letícia. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/pesquisa-da-unicamp-com-robos-jogadores-de-futebol-traz-avanco-em-inteligencia-artificial.ghtml. Adaptado para fins didáticos.

Acesso em 29.mai.2023.



CONTEXTUALIZAÇÃO: Estamos em 2030. Robôs e integrantes da Banda Skank enfrentam-se num campeonato de futebol – obedecem às mesmas regras, caem, são substituídos, marcam faltas, levam cartões amarelos, vermelhos, discutem com o árbitro, fazem gols, etc., etc., etc.



COMANDO: A partir do contexto acima, escreva uma NARRATIVA DE FICÇÃO CIENTÍFICA. A trama será ambientada em 2030, num estádio de futebol. Para valorizar o enredo, surpreenda seu leitor, com algo inusitado durante a partida.




REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.