VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - NARRATIVA - RELEITURA DE "DOM CASMURRO"

NARRATIVA - EF ANOS FINAIS

RELEITURA DE "DOM CASMURRO"

NARRATIVA

ID: IE7


Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência.

A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: a recriação exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!

A obra, base para a proposta dessa releitura, é “Dom Casmurro”, do autor brasileiro Machado de Assis.


Leia a sinopse da obra:

Em “Dom Casmurro”, Machado de Assis explora a psique de Bentinho, um homem consumido pelo ciúme. Desde criança, Bentinho sabe que, por conta de uma promessa de Dona Glória, sua mãe, ele deverá ordenar-se padre. Entretanto, sua vida toma um rumo diferente ao se apaixonar por Capitu. A narrativa em primeira pessoa, marcada pela célebre dúvida: 'Capitu traiu ou não traiu?', nos envolve na espiral de desconfiança de Bentinho. O ciúme, descrito como 'um monstro que gera a si mesmo, nascido da própria solidão', torna-se uma força destrutiva que embaça a realidade que vai sendo construída na mente do leitor, que é desafiado a discernir a verdade, ou seja, a “matar a charada”, enquanto Machado de Assis, habilmente, tece uma trama de percepções e julgamentos sem provas, evidenciando o perigo que há quando se dá o veredito, ou melhor, quando se sentencia alguma situação, a partir de convicções pessoais e não de fatos. A maestria do autor nos coloca diante do espelho, refletindo sobre a facilidade com que podemos ser o 'dom casmurro' de nossa própria narrativa.


COMANDO: Você deverá imaginar-se o filho de Bentinho – Ezequiel – e, então, escrever uma NARRATIVA. Diferentemente do que ocorre na obra original, em que pai e filho não são amigos, em seu texto, Ezequiel sai a passeio com Bentinho, e, num diálogo, aconselha o pai a não se precipitar no julgamento da mãe.


Pense, levante hipóteses, aproveite as personagens da obra para contracenar com elas – quem sabe Ezequiel e Bentinho não se encontrem com a Capitulina, filha de Escobar?


E então: como tudo aconteceu? Escreva de 25 a 30 linhas.


Não economize criatividade!


Atenção à estrutura tradicional dos textos narrativos: apresentação (das personagens, do tempo e do espaço), complicação (envolvimento/ação das personagens), clímax (instante de maior suspense) e desfecho (final da trama).


SUPER DICAS:

. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

. Até o final de seu conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados), se os fatos obedecem a uma sequência cronológica e não se atropelam, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica e os plurais estão corretos.  

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.