A FOTORREPORTAGEM é um gênero textual que se situa no contexto jornalístico-midiático. Como o próprio nome adianta, trata-se de uma reportagem (matéria, conteúdo informativo) que se constrói por meio de fotografias legendadas.
Para a composição, a edição e a veiculação de matérias, um jornal ou uma revista conta com uma grande equipe de profissionais: editores, ilustradores, diagramadores, fotógrafos, jornalistas, cinegrafistas, repórteres, colunistas etc. A produção da fotorreportagem depende da parceria entre fotógrafos, jornalistas e editores.
A fotorreportagem pretende, ao mesmo tempo, informar e impactar o leitor – e então a diferença entre "tirar" uma foto e "fazer uma foto".
"Tirar foto" sugere certa informalidade, sobretudo no contexto familiar ou recreativo, enquanto que "fazer foto" sugere certo profissionalismo, com caráter documental, utilitário.
Desse modo o repórter fotográfico atenta não apenas à precisão do clique/do enquadramento da imagem, como também da objetividade da legenda, que deve abarcar, o quanto possível, itens do lide jornalístico, que respondam: o quê?, quem?, quando?, onde?, como? por quê?, com notas da reflexão (opinião) do jornalista/editor da matéria.
Em geral, a fotorreportagem trata de acontecimentos ou temas de repercussão social.
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Faça a FOTORREPORTAGEM para a edição especial de um jornal de grande circulação nacional, que trará o assunto: "A educação é um direito universal".
As fotografias abaixo são o ponto de partida para sua fotorreportagem. Analise-as – perceba que há imagens que se autoexplicam, que contam histórias, que fazem denúncia. Para a elaboração das legendas (ou textos explicativos breves), atenha-se aos detalhes de cada foto e então leve ao leitor situações que, por vezes, sozinho, ele não compreenderia.
IMPORTANTE: É preciso também creditar/mencionar o nome do fotógrafo e da agência ou site em que a foto foi originalmente divulgada.