FORMATURA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ID: HM5
O EDITAL é um dos documentos mais importantes para a realização de diferentes tipos de atividades, tal como os concursos públicos (para juízes, policiais etc.), concursos e olimpíadas escolares (concurso de redação, olimpíada de matemática etc.), processos seletivos (vestibulares, Enem etc.), licitações (ou seja, processos administrativos para a contratação de bens e serviços pelo Estado), chamada para reuniões (de condomínio, por exemplo). Há uma infinidade de eventos para os quais é necessária a publicação de um Edital.
No Edital, a pessoa (física ou jurídica – quer dizer, pessoas comuns ou empresas), encontra, antecipadamente, informações, regras e explicações necessárias à participação em determinado evento. O Edital funciona como um guia do participante.
A escrita do Edital é simples, clara e objetiva: o vocabulário deve ser acessível, a fim de que a leitura seja facilitada e o texto seja compreendido imediatamente, tendo em vista que o Edital é um documento destinado a participantes de todos os níveis de formação escolar.
A depender do objetivo, o Edital leva alguns nomes: Edital de Convocação; Edital de Licitação; Edital de Citação; Edital de Proclamas etc.
Em especial, o Edital de Convocação, como o próprio nome adianta, é um documento em que se convocam pessoas (quer dizer, chama ou manda comparecer) para determinado evento ou atividade.
Em linhas gerais, o Edital de Convocação, o quanto possível, deve conter:
. Preâmbulo/introdução – quem convoca (emissor do Edital); quem é convocado (é aberto a quem se interessar ou apenas a determinadas pessoas?);
. Pauta – assuntos a serem expostos e discutidos;
. Informações obrigatórias: data, local, horário do evento/reunião/atividade;
. Penalidade/multa (se for o caso) pelo não atendimento à convocação;
. Informações/regras/orientações adicionais, a depender da peculiaridade do evento;
. Local e data do Edital (onde e quando se escreve o Edital);
. Assinatura e qualificação de quem emite a convocação.
(Exemplo de Edital de Convocação)
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que a Empresa “Tudo é Festa” seja responsável pela organização dos
eventos para a colação de grau, o culto ecumênico e o baile dos alunos do
Ensino Fundamental II. É preciso que o diretor da empresa promova uma reunião
com a comissão de formatura*, a fim de apresentar o orçamento do evento para
análise e deliberação do colegiado. Você, que é colaborador da Empresa “Tudo é
Festa”, deverá redigir o Edital de Convocação para essa finalidade.
*A comissão de formatura é constituída pelo diretor da escola, pelo coordenador pedagógico, além de cinco professores, cinco alunos e os respectivos pais ou responsáveis legais.