VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - DISCURSO DE FORMATURA

DISCURSO DE FORMATURA - EF ANOS FINAIS

DISCURSO DE FORMATURA

ID: I67




grátis Pessoa Segurando O Pergaminho Branco Foto profissional



Quem já não ouviu um discurso? Quem já não dormiu durante um discurso? Quem nunca se irritou com a voz ardida de um orador?


A redação de um discurso requer técnica e, mais do que isso, bom senso. Não se pode, por exemplo, ser muito formal – caso contrário, corre-se o risco de o público não entender o que o orador fala; não se pode prolongar tanto o discurso – caso contrário, o público vai bocejar!; não convém contar piadas – e se o público rir do orador, em vez de rir da piada?!


Não existe uma fórmula mágica para redigir um bom discurso. É preciso fugir das “receitas”, dos modelos engessados. Obviamente, o discurso tem começo, meio e fim.


PASSO A PASSO


O DISCURSO DE FORMATURA é um texto de caráter, ao mesmo tempo, leve e formal. Entre outros aspectos que o contexto exigir, é preciso que o discurso, em especial aquele feito por um aluno, contemple:

. saudação à mesa de honra, aos paraninfos, aos educadores, aos serventuários do colégio, aos formandos, aos familiares e amigos;

. agradecimento àqueles que contribuíram para a conquista daquela formatura: a Deus, aos educadores, aos pais.

. citação de algum episódio significativo entre o alunado: uma viagem, um projeto bem ou mal sucedido, para, assim, reafirmar a amizade construída durante o curso.

. se for o caso, menção a alguém que tenha falecido ao longo do percurso – colega de classe, professor, pais de alunos etc.

. despedida, com votos de boa carreira acadêmica/profissional aos colegas estudantes.


Fácil, não é mesmo?


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Imagine que você tenha sido escolhido para ser o orador da turma, na cerimônia de formatura. Capriche no discurso!

Escreva, aproximadamente, 25 linhas.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.