VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - DESCRIÇÃO - DESCOBRIMENTO

DESCRIÇÃO - EF ANOS FINAIS

DESCOBRIMENTO

DESCRIÇÃO

ID: I1W



Descrever é desenhar com palavras!


Você já sabe, mas não custa lembrar...


Descrever é pormenorizar pessoas, ambientes, cenas, paisagens, sentimentos etc. Bons autores têm a habilidade de equilibrar, num único texto, aspectos objetivos e subjetivos, estáticos e dinâmicos, para o que mobiliza não apenas os cinco sentidos, como também outras percepções que fogem do universo material.

. A descrição objetiva privilegia aspectos visuais, físicos, aparentes. Ex.: A casa destelhada, aos fundos da igrejinha...

. A descrição subjetiva, privilegia aspectos psicológicos, emocionais. Ex.: O rosto de saudade...

. A descrição estática registra cenas em repouso. Ex.: Os muros do colégio são altos.

. A descrição dinâmica registra cenas em movimento. Ex.: A sambista ajeita as sandálias, e anda e rebola e cai e levanta...


Fuja dos aspectos descritivos muito previsíveis: bonito, feio, alto, baixo, alegre, triste... tudo isso é muito comum. O leitor vai “ver” exatamente aquilo que o escritor quiser/permitir que ele veja, fraca ou intensamente, a depender da sensibilidade e das técnicas descritivas empregadas pelo escritor.


CONTEXTUALIZAÇÃO: A "Carta de Pero Vaz de Caminha", o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, é um relatório detalhado ao rei D. Manuel I de Portugal. A Carta, datada de 1º de maio de 1500, traz uma descrição minuciosa das primeiras impressões dos portugueses sobre a terra que viria a ser conhecida como Brasil. Caminha começa a Carta descrevendo a viagem e o momento em que avistaram terra pela primeira vez. Ele então passa a descrever a paisagem, a flora, a fauna e os indígenas que ocuparam a terra. Leia um trecho da Carta:

Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs o nome - o Monte Pascoal e à terra - a Terra da Vera Cruz. (...) E [os indígenas] traziam arcos e setas, os quais deixaram na praia. E um deles tinha ao pescoço um colar de dentes de ovelhas. E traziam todos tamancos de aves, de que na terra há muitas. E um trazia um ramo verde, e outro trazia um papagaio grande, de penas verdes, e outro trazia duas galinhas da terra, as quais logo tomaram para o Capitão.



COMANDO: Imagine que você e seus amigos, durante uma caminhada, tenham descoberto um lugar habitado por seres diferentes, com costumes os mais diversos. Descreva esse "descobrimento". Para isso, mobilize não apenas os cinco sentidos – audição, tato, olfato, paladar e visão, como também outras percepções – raiva, euforia, frustração etc.


Seu texto deverá ser intitulado e ter, aproximadamente, 25 linhas. Não economize criatividade!







. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.