VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - CRÔNICA REFLEXIVA - ZIGUEZAGUE

CRÔNICA - EF ANOS FINAIS

ZIGUEZAGUE NA VIDA DE ADOLESCENTE

CRÔNICA REFLEXIVA - ID: JNB


LEITURA:

Meu avô era alfaiate. Homens ricos vestiam camisas de colarinho bem feito, e assinavam documentos,  fechavam negócios de valor, enquanto ele, já com as vistas fracas, fazia ziguezagues, assobiava, tocava o pedal da máquina de costura. Eu queria ter conhecido meu avô. Dizem que a vida dele também foi cheia de ziguezagues – e talvez não só a dele: vida de adolescente também tem ziguezagues...

Gislaine Buosi



COMANDO: O trecho lido é o ponto de partida para sua CRÔNICA REFLEXIVA. Leve em consideração a ideia de que “vida de adolescente também tem ziguezagues”. Escreva entre 25 e 30 linhas.

Operação “puxa-ideias”: Mergulhe, releia, questione, entenda as entrelinhas da proposta e, enfim, levante possibilidades – existem ziguezagues, ou seja, reviravoltas que trazem boas notícias?; e más notícias?; é possível provocar-se um ziguezague?; como?; é sempre algo surpreendente?; inevitável? etc., etc., etc.


O que é crônica reflexiva? É para escrever uma história?

Não. Nas crônicas reflexivas não se contam histórias! Os apontamentos são subjetivos, a partir de percepções, reflexões e experiências do próprio cronista. O que se avalia numa crônica reflexiva é a capacidade de o aluno provocar os apelos da alma em sintonia ou em choque com o mundo contemporâneo, por vezes caótico em razão dos desequilíbrios sociais (pobreza, desigualdade, avareza, corrupção etc.) e pessoais (egoísmo, indiferença, ganância etc.)

O estilo pode fugir do convencional, ou seja, a função da linguagem, aqui, não é, propriamente, informativa, e sim expressiva e poética. Nas reflexões, como o próprio termo sugere, importa o registro da sofisticação, da inquietação e da intensidade do pensamento.

O sentido conotativo é responsável por empregar palavras com significados figurados, ou seja, não literais. A conotação é recurso muito explorado em textos reflexivos.

O sentido denotativo é responsável por empregar palavras com significados literais.


Exemplos:


1)     emprego da palavra “ziguezague”, no sentido denotativo/literal: “meu avô fazia ziguezagues (...) tocava o pedal da máquina de costura” – o ziguezague é a sequência de pontos em “z”, usada para acabamento de roupas (peças costuradas);

2)    emprego da palavra “ziguezague”, no sentido conotativo/figurado: “vida de adolescente também tem ziguezagues” – quer dizer, contratempos, instabilidades, acertos e erros etc.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.