VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - CRÔNICA JORNALÍSTICA - MEIO AMBIENTE

CRÔNICA JORNALÍSTICA - EF ANOS FINAIS

MEIO AMBIENTE

CRÔNICA JORNALÍSTICA

ID: IMG



Não custa lembrar...

crônica jornalística consiste num modo mais espontâneo de se apresentar uma notícia, quase sempre extraída do cotidiano. Desse modo, cabe ao cronista, que tem um cuidado especial com a linguagem e a sintaxe, dar leveza às informações – ao longo do jornal, os mesmos fatos serão abordados por jornalistas, repórteres e articulistas, com mensagens mais graves. As crônicas jornalísticas, escritas na 1.ª ou na 3.ª pessoa do discurso, podem conter instantes de ironia e bom humor. Segundo o Manual da Redação da Folha de S. Paulo, a crônica aborda assuntos do cotidiano de maneira mais literária do que jornalística. 

Planejamento:

. 1.º parágrafo: apresentação dos fatos e da opinião do cronista;

. Parágrafos intermediários: argumentação – causa e consequência, pontos favoráveis e contrários, comparações, comentários etc.;

. Último parágrafo: conclusão – por exemplo, com a retomada dos principais aspectos dos fatos registrados.



 


Leituras:

Greta Thunberg, uma ativista socioambiental sueca, ganhou destaque na luta contra a mudança climática e, por isso, se tornou a voz de uma geração que quer ver seus líderes atuando em prol do planeta. Quando buscamos “Greta Thunberg” no Google, o buscador oferece mais de 12 milhões de resultados. Pode parecer muito para uma jovem de 19 anos, mas Greta não é uma jovem comum. Ainda muito jovem, Greta começou a falar sobre a importância de defender o meio ambiente e a tomar atitudes para lutar contra a mudança climática. Suas palavras ganharam proporções inimagináveis e logo ela se tornou uma das vozes mais fortes de uma nova geração indignada com o destino do planeta Terra e os adultos que o conduziam até essa situação.
FOLTER, Regiane. Disponível em: https://www.politize.com.br/greta-thunberg/. Acesso em 20.abr.2024.



A ativista climática Greta Thunberg foi detida em 2 de abril de 2024 pela polícia em uma manifestação pelo clima em Haia, na Holanda. Segundo a agência de notícias Reuters, Greta e outros manifestantes que tentavam bloquear uma importante rodovia local foram colocados em um ônibus pela polícia local. (...) Essa não é a primeira vez que Greta enfrenta problemas com a polícia durante seus protestos. Há pouco mais de dois meses, um tribunal de Londres retirou acusações de perturbação da ordem pública contra a ativista sueca, em um caso que ocorreu em 17 de outubro de 2023, em uma manifestação contra a indústria de hidrocarbonetos. Também no ano passado, em março, Greta foi removida de um prédio do governo da Noruega pela polícia. Na ocasião, ela e outros manifestantes protestavam no local contra a instalação de parques eólicos em terras de povos originários no interior do país. Em janeiro do mesmo ano, ela foi detida pela polícia alemã durante uma manifestação contra a demolição de uma vila para a reativação de uma mina de carvão.





COMANDO: A partir do material de apoio (textos verbal e não verbais) e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija uma CRÔNICA JORNALÍSTICA sobre a necessidade de conscientização dos jovens em defesa da preservação ambiental.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.