VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - ARTIGO DE OPINIÃO - OLIMPÍADAS DE PARIS

ARTIGO DE OPINIÃO - EF ANOS FINAIS

OLIMPÍADAS 2024

ARTIGO DE OPINIÃO

ID: IYV


Texto I

As Olimpíadas tiveram origem na cidade de Olímpia em 776 a.C., por isso, recebem esse nome. Na Antiguidade, as Olimpíadas consistiam em competições que abrangiam modalidades como: atletismo, pugilato, pentatlo, corrida de bigas e pancrácio. Realizadas entre atletas das cidades-estado da Grécia, as Olimpíadas tinham como intuito homenagear os deuses gregos e propagar a paz entre as cidades do país. Nessa época, somente os homens participavam e assistiam aos jogos, no qual o vencedor recebia uma coroa de louro ou de folhas de oliveira. Atualmente, a cada edição, atletas de todo o mundo participam dos Jogos Olímpicos, realizados a cada quatro anos em um país eleito para sediá-los, com a duração de três a quatro semanas.

Origem dos Jogos Olímpicos da Era Moderna: Os Jogos Olímpicos da Era Moderna, também conhecidos como Olimpíadas Modernas, foram criados por Pierre de Frédy (1863-1937), mais conhecido por Pierre de Coubertin, um historiador e pedagogo francês. A ideia de Pierre de Coubertin de retomar os Jogos Olímpicos na era moderna era buscar a paz entre as nações, unindo todos em uma celebração esportiva. Acreditando nessa possibilidade, Pierre apelou a vários países que aderissem ao evento e fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894.

Disponível em:

https://www.todamateria.com.br/olimpiadas/#:~:text=As%20Olimp%C3%ADadas%20tiveram%20origem%20na%20cidade%20de%20Ol%C3%ADmpia,atletismo%2C%20pugilato%2C%20pentatlo%2C%20corrida%20de%20bigas%20e%20pancr%C3%A1cio.

Acesso em 3.jul.2024.


Texto II

Em um contexto marcado por profundas desigualdades, o esporte, sem dúvida, surge como uma ferramenta para a inclusão social, capaz de vencer os desafios enfrentados por desportistas que ainda precisam ser descobertos, uma vez que se acham às margens de clubes e patrocinadores. Programas esportivos mais bem estruturados, que garimpem mais crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, podem promover a socialização – até porque competições éticas e justas estimulam o trabalho em equipe e formam cidadãos íntegros e conscientes.

Gislaine Buosi, escritora.


Texto III

Além da servir como uma porta de entrada para atletas promissores em eventos olímpicos, a Olimpíada da Juventude tem o objetivo de inspirar jovens de todo o mundo a praticar esportes, numa tentativa de, inclusive, contribuir no combate a obesidade e sedentarismo infantil, além de difundir entre os mais jovens os Valores Olímpicos. Os Jogos Olímpicos da Juventude contam com uma série de ações voltadas para a educação e a cultura, componentes vistos como essenciais para a competição entre os jovens. Uma das características importantes referentes a esse sentido de trocas culturais entre atletas de diferentes nações é a liberação para que competidores de dois diferentes países formem uma equipe. Além disso, a competição aceita ainda que atletas formem equipes mistas entre o sexo masculino e feminino.

Disponível em: https://www.olimpiadatododia.com.br/jogos-olimpicos-da-juventude/240102-jogoso-olimpicos-da-juventude-entenda/. Acesso em 5.jun.2024.


Texto IV

Desde investimentos em infraestrutura até a expansão do turismo e a maximização das oportunidades comerciais, as Olimpíadas exercem uma influência marcante na economia mundial. O influxo de turistas, patrocínios corporativos, transmissões televisivas e a promoção de marcas globais contribuem para uma movimentação econômica considerável. Além disso, as Olimpíadas servem como catalisadores para inovações em tecnologia, sustentabilidade e entretenimento. Nesse sentido, as Olimpíadas de Paris tendem a deixar um legado significativo, principalmente sob a perspectiva ambiental. Ao reunir nações em um espírito de competição e cooperação, as Olimpíadas se destacam como impulsionadoras não apenas do desempenho esportivo, mas também do dinamismo econômico global.

Disponível em: https://blog.ibmec.br/noticias/olimpiadas-sustentaveis-os-impactos-economicos-de-paris-2024-para-o-cenario-global/. Acesso em 3.jul.2024.


COMANDO: Escreva um ARTIGO DE OPINIÃO sobre o tema: “Em foco: Olímpiadas 2024”. Desenvolva de 25 a 30 linhas.


Sugestão: pesquise outros conteúdos sobre “Olimpíadas”, tais como: o futuro das olimpíadas, paralimpíadas, investimento em infraestrutura dos países-base das olimpíadas, fomento ao turismo etc.😉


SÓ PARA LEMBRAR...

O ARTIGO DE OPINIÃO, como o próprio nome adianta, é um texto em que o autor expõe seu ponto de vista a respeito de algum tema polêmico. É um gênero textual que se apropria, predominantemente, do tipo dissertativo. São comuns o apelo emotivo, as acusações, o humor, a ironia fina – tudo baseado em informações factuais. O Artigo de opinião é, geralmente, escrito na primeira pessoa, leva título, olho e assinatura.


A estrutura do Artigo de opinião, ainda que maleável, procura seguir:

. 1.º parágrafo: Introdução, com a apresentação do tema e da tese a ser defendida;

. 2.º e 3.º parágrafos: Desenvolvimento, com as argumentações para a defesa da tese e

. 4.º parágrafo: Conclusão, com a reafirmação da tese e a provocação do leitor, encaminhando-o para as próprias reflexões.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.