VOLTAR PARA OS TEMAS

EF ANOS FINAIS - PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - DISSERTAÇÃO - OBESIDADE

PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - DISSERTAÇÃO - EF ANOS FINAIS

OBESIDADE

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

PARTE 1 - PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO

ID: JNV


Só para lembrar...

A dissertação argumentativa expõe e discute determinado assunto, com evidências/fatos/fundamentos. Espera-se que o texto contemple: introdução (um parágrafo); desenvolvimento (dois parágrafos) e conclusão (um parágrafo).

O parágrafo introdutório do texto dissertativo-argumentativo deve ter de 6 a 8 linhas, e contemplar o projeto textual, com os seguintes elementos:

ü apresentação do tema,

ü antecipação de dois argumentos e

ü tese (opinião).


Texto I

O aumento do peso corporal é uma tendência mundial. (...) O tratamento inclui a reeducação alimentar, que consiste em consumir alimentos menos calóricos, maior ingestão de alimentos ricos em fibras e respeito aos horários das refeições. Este procedimento pode requerer suporte psicológico e auxílio por parte da família. Outra medida adotada é o início de atividades físicas, visando gastar a energia acumulada do organismo na forma de gordura. A atividade física diminui o apetite e melhora a autoestima. Depois de verificar se a pessoa está em condições adequadas de saúde para a prática de exercícios, o ideal é que ela caminhe 50 minutos quatro vezes por semana.  A prevenção se dá por meio do estímulo, desde cedo, para que a criança aprenda a ter uma dieta balanceada e sem excessos. A prática de exercícios também deve ser incentivada.

Disponível em: http://www.infoescola.com/doencas/obesidade. Acesso em 28.nov.2024.


Texto II

Ora considerada uma condição clínica individual, ora uma questão de saúde pública, a obesidade é atribuída, em grande parte, ao sedentarismo e à má alimentação. (...) Soma-se a isso o fato de as lojas de fast-food serem, muitas vezes, inimigas da alimentação saudável, e, aliadas aos apelos midiáticos, ganham a simpatia e o paladar da população. Com tudo isso, doenças que poderiam ser mais facilmente evitadas, tornam-se comuns. Não fosse o bastante, por conta de o Brasil ainda investir pouco na Medicina Preventiva, a pessoa obesa, não raro, resiste em procurar ajuda médica, muitas vezes por ignorar o risco de morte a que está exposta. É preciso considerar também que a pessoa obesa, sobretudo as crianças, são, constantemente, alvos de bullying, que chama, não só a depressão, como também outros desajustes emocionais.

Gislaine Buosi, educadora.


COMANDO: Escreva o parágrafo introdutório para um texto dissertativo-argumentativo, sobre o tema: “Causas da obesidade e consequências na saúde e no convívio social”. 

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.