VOLTAR PARA OS TEMAS
EFAF - RELEITURA - AQUILES
NARRATIVA - EF ANOS FINAIS
O CALCANHAR E O DISFARCE DE AQUILES
RELEITURA
ID: GW1
LEITURA:
O Calcanhar de Aquiles
Aquiles era um semideus – seu pai era homem e sua mãe, a ninfa Tétis. Na ânsia de tornar o filho imortal, Tétis mergulhou-o no rio Estige, o rio da imortalidade, que banha o inferno. Ocorre que o calcanhar de Aquiles ficou de fora das águas, uma vez que Tétis o tivesse segurado pelo calcanhar, que se tornou vulnerável, frágil.
Entre tantos episódios envolvendo esse herói, um deles merece ser retomado...
Aquiles usou um disfarce
Certa vez, Tétis recebeu a visita de um oráculo, que lhe disse que Aquiles seria levado para a Guerra de Troia e que, durante o combate, Aquiles morreria. Tétis, movida por amor e desespero, para ludibriar o rei que mandaria Aquiles à guerra, vestiu o menino com trajes de mulher e trocou o nome dele – Aquiles passou a ser chamado de Pirra.
Aquiles viveu assim durante muito tempo, aliviado por não precisar combater – as mulheres não iam à guerra. Entretanto, o embuste começou a ser descoberto quando Deidamia, filha de um monarca, engravidou, e então nasceu Pirro.
Ulisses, que procurava Aquiles, com toda a perspicácia, visitou aquela corte, levando consigo joias e armamentos de guerra. Aquiles, que ainda se disfarçava de Pirra, foi desmascarado, enquanto admirava as espadas e os escudos...
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você tenha sido convidado pelo editor de uma revista de grande circulação nacional para escrever um novo episódio do semideus Aquiles. Sua releitura deverá partir dos fatos acima narrados.
IMPORTANTE: Em meio à narrativa, construa uma cena em que seja mostrada a fragilidade do calcanhar de Aquiles.
O QUE É RELEITURA?
Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência.
A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: a recriação exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!
SUPER DICA: Antes de entregar o texto definitivo ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados entre si, se as ideias estão numa sequência lógica e não se contradizem, se a mensagem é passada sem repetição nem sobra de palavras, se o padrão culto do idioma foi observado, se a Gramática (ortografia, pontuação, acentuação gráfica, concordâncias, regências, conjugações verbais e colocações pronominais) está correta.