EFAF - CARTA DE SOLICITAÇÃO - PRESERVAÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA
CARTA DE SOLICITAÇÃO - EF ANOS FINAIS
PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA
CARTA DE SOLICITAÇÃO
ID: GST
LEITURA:
A flora, assim como a fauna, também sofre com a ação do homem. A destruição de grandes áreas para a ampliação de pastagem e até mesmo para construção de casas afeta ativamente as espécies vegetais, que, diferentemente dos animais, não podem ao menos procurar uma nova área para desenvolver-se. A fauna e a flora brasileira infelizmente possuem uma grande lista de espécies ameaçadas de extinção, ou seja, de espécies que correm o risco de sumirem completamente de nosso planeta. Esse risco está diretamente relacionado com a ação do homem, que polui e destrói ambientes, além de caçar e explorar amplamente nossos recursos naturais. Em 2014, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) avaliou e descobriu que, das 12.256 espécies analisadas, incluindo-se vertebrados e invertebrados, 1.173 encontram-se ameaçadas. Já no que diz respeito à flora, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro conseguiu identificar 46.097 espécies na flora brasileira e avaliou 5195, das quais 2.479 foram consideradas ameaçadas de extinção.
CONTEXTUALIZAÇÃO: "Pixar" é um estúdio americano de animações por computador. Imagine que você e seus amigos verifiquem que não há, disponível no catálogo da Pixar, uma animação que contemple a necessidade de preservar-se o meio ambiente, em especial os ecossistemas da Floresta Amazônica.
COMANDO: Escreva uma CARTA DE SOLICITAÇÃO ao DIRETOR DA PIXAR e exponha a necessidade de se produzir uma animação sobre o assunto. Sugira, inclusive, um título para a animação - algo como: "Amazônia: eu cuido, e você?"
Entre outros elementos essenciais ao gênero, deixe bem claros: a exposição do assunto, o pedido, o motivo e a finalidade do pedido.
Escreva, aproximadamente, 25 linhas.
A CARTA DE SOLICITAÇÃO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual cuja finalidade é encaminhar, a órgãos públicas ou a instituições privadas, solicitações/pedidos de providências, concessões, favores, licenças, prazos e demais situações que surgem, geralmente, em meio à comunidade.
Ainda que a estrutura seja maleável, a CARTA DE SOLICITAÇÃO deve conter, a depender daquilo de que se solicita, basicamente:
. Local e data;
. Identificação da instituição/órgão a que se destina a solicitação;
. Vocativo;
. Identificação completa do solicitante/remetente;
. Exposição do fato, pormenorização do motivo e da finalidade da solicitação;
. Fundamentos da solicitação (lei municipal etc.);
. Solicitação;
. Agradecimento pela expectativa de atendimento ao que se solicita;
. Despedida – “Atenciosamente”;
. Assinatura;
. Outros elementos e anexos (cópia de documentos, de matérias jornalísticas etc., a depender do caso).
A CARTA DE SOLICITAÇÃO pode ser escrita na 1.ª ou 3.ª pessoa do singular, em nome próprio ou de terceiros.