MARÇO, 2025.
O Caminho para a Imaginação e a Expressão Criativa
Se ao longo da infância as fábulas encantam e aguçam a imaginação, a pré-adolescência é a fase da descoberta de que pode haver um escritor escondido por entre os cálculos, os mapas e os tubos de ensaio. Isso equivale a dizer que cabe ao professor, sobretudo aquele que aprendeu a delirar com textos literários bem escritos, encantar os alunos, incentivá-los a lerem, a escreverem, a explorarem o universo que oferece expansões e recantos a serem lançados numa folha de papel.
Aos alunos do ensino fundamental são propostos diversos gêneros textuais – do artigo de opinião ao meme, do cordel à linha do tempo, do guia turístico à lenda – e não nos enganemos: os textos de viés narrativo são os preferidos. Afinal, só o escritor tem em mãos o leme de uma embarcação que até pode ter um ponto de partida, mas ninguém sabe onde ela vai lançar âncora, exceto o escritor!
Despertar o aluno para o universo da linguagem escrita é, também, convidá-lo a rememorar episódios e organizar situações, corporificando-as em enredos os mais instigantes. Todos temos uma história engavetada no coração, a tornar-se um best seller! Explorar elementos como esse contribui para que eles percebam a função social da leitura e da escrita, compreendendo sua importância em diferentes contextos.
Pensando nisso, compilamos uma lista de temas desafiadores para as próximas redações.
A gente vai se falando!
Prof.ª Gislaine Buosi
Produção e Curadoria de Conteúdo
Quer saber mais? Assine nossa newsletter, conheça estratégias para
melhoria da gestão escolar, descubra as melhores práticas
pedagógicas e alcance resultados mais satisfatórios com nossos
conteúdos exclusivos sobre Educação!
REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.